Fugas de informação indicavam que a AMD pretendia manter a plataforma AM5 pelo menos até ao lançamento de novos processadores com arquitectura Zen 6. Agora slides de promoção de futuras motherboards da Asus e Asrock ofereceram a primeira prova concreta de que os utilizadores com CPU Zen 4 ou Zen 5 podem fazer um upgrade directo para processadores Zen 6 sem ter de substituir a motherboard.
Um editor do site ITHome, com o nome de utilizador Ruby_Rapids no Twitter, partilhou recentemente um slide em chinês para uma futura motherboard Asus B850, que anuncia claramente compatibilidade com CPU Zen 6. O infográfico fornece a evidência mais convincente até agora de que as boards B850, que suportam actualmente processadores Zen 4 e Zen 5, serão compatíveis com os chips Ryzen de próxima geração da AMD.
Support Zen6 pic.twitter.com/vuCCw4z0Bs
— Ruby_Rapids (@RubyRapids) October 10, 2025
Um vídeo recente da Asrock, publicado na rede social Bilibili, dá ainda mais credibilidade ao suporte de CPU Zen 6 num novo modelo de motherboard com chipset B850. É provável que outros fabricantes, como a Gigabyte e a MSI, venham a apresentar produtos semelhantes.
A AMD já tinha revelado planos para suportar a plataforma AM5 pelo menos até 2027, embora os detalhes sobre os CPU de próxima geração continuem a ser muito poucos. Circularam rumores de que os CPU Zen 6 poderiam ser usados em motherboards AM5, mas os fabricantes não tinham confirmado os detalhes até agora.
asrock also claimed zen6 support on current b850 (4dimm).
bilibili asrock cnhttps://t.co/stDoeE3fXu
dear gigabyte,
hi, where are you?
best regards,
user of b850m force wifi6e rev1.0 pic.twitter.com/IFXvxXv5gj
— UNIKO’s Hardware 🌏 (@unikoshardware) October 10, 2025
Os processadores com arquitectura Zen 6, estão previstos para o final de 2026 ou início de 2027, a nova arquitectura deve basear-se na Zen 5 com ganhos de desempenho notáveis. Os núcleos adicionais por chiplet permitirão que os CPU Zen 6 topo de gama possam vir a ter até 24 núcleos e 48 threads, com a cache L3 a expandir-se para 48 MB. As velocidades de relógio podem ficar entre 6,4 GHz e 7 GHz, superando o máximo de 5,7 GHz do Zen 4.
Para além dos CPU para PC desktop, o chips Zen 6 irão ser empregues nas consolas Xbox e PlayStation de próxima geração, com o sistema da Microsoft a usar um APU com 10 núcleos. As gamas Zen 6 para portáteis, incluindo a Gator Rande e Medusa Point, podem chegar em 2027, sendo que estes últimos são compatíveis com o socket FP10. Ambos utilizam os nós N2P e N3P da TSMC, enquanto os processadores Zen 6 desktop topo de gama serão fabricados através do processo N2X mais avançado.
Em contraste, a próxima grande reformulação dos CPU da Intel, o Nova Lake, usará o nó 18A interno da empresa e, como é hábito na Intel, será compatível apenas com o novo socket LGA 1854, e novas motherboards da série 900. Os chips Nova Lake-S topo de gama terão até 52 núcleos, mais do que duplicando o máximo da atual linha Arrow Lake.