A Microsoft adiou os aumentos de preços do Xbox Game Pass Ultimate em vários países. Depois de anunciar um aumento de preço de 50 por cento para o Game Pass Ultimate na semana passada, a Microsoft diz agora que este aumento de preço apenas afectará as novas compras e não os subscritores existentes em mercados como Alemanha, Irlanda, Coreia do Sul, Polónia e Índia. Aparentemente, em Portugal os aumentos de preços para os que já são subscritores do Game Pass Ultimate também não serão para já.
“Neste momento, estes aumentos apenas afectarão novas compras e não a sua subscrição actual para o mercado em que reside, desde que esteja num plano de renovação automática”, explica a Microsoft num email que foi enviado a alguns subscritores do Xbox Game Pass Ultimate. “Se optar por cancelar o seu plano e voltar a comprar, ser-lhe-á cobrado o novo preço.”
A Microsoft confirmou ao The Verge que o email é genuíno e que a alteração não está a impactar os subscritores nos EUA ou no Reino Unido. “A actualização recente do Game Pass permanece inalterada. Por agora, os subscritores actuais em certos países continuarão a renovar a assinatura ao preço antigo, em linha com as leis locais. Avisaremos com antecedência antes que os ajustes de preços entrem em vigor nesses países”, diz Kari Perez, chefe de comunicações da Xbox.
Os subscritores do Xbox Game Pass na Polónia, Irlanda, Itália, Alemanha e Coreia do Sul relataram ter recebido os emails hoje. A mudança nestes países está provavelmente relacionada com regulamentos locais sobre alterações de preços de subscrições e significa que na Irlanda os subscritores existentes com renovação automática activada ainda serão cobrados à taxa mensal de 17,99 euros, em vez do novo preço de 26,99 euros. A Microsoft nota no seu email que os subscritores existentes nestes mercados serão notificados “com pelo menos 60 dias de antecedência” das alterações de preços, o que significa que as alterações não entrarão em vigor por, pelo menos, mais dois meses.