Ultimamente, a OpenAI tem andado atarefada a tentar encontrar parceiros que a possam ajudar a satisfazer a procura dos consumidores pelos seus mais recentes produtos de Inteligência Artificial. Recentemente, a empresa assinou recentemente um acordo avaliado em 100 mil milhões de dólares com a Nvidia, o qual lhe permite alugar GPU Nvidia para alimentar os seus modelos de IA. Agora, a empresa liderada por Sam Altman celebrou um acordo multi-anual e “multi-geracional” com a AMD.
Como parte do acordo, a OpenAI irá implementar 6 gigawatts de GPU Instinct da AMD na sua infra estrutura de IA. 1 gigawatt de GPU Instinct MI450 está previsto para começar a ser implementado na segunda metade do próximo ano, sendo que o restante se estenderá por múltiplas gerações, o que significa que quando a AMD lançar novos GPU Instinct nos próximos anos, serão estes os componentes a alimentar os centros de dados da OpenAI, e não as obsoletas MI450.
As duas empresas já tinham colaborado na implementação de GPU MI300X e MI350X. A OpenAI crê que a sua própria pesquisa pioneira, assim como a liderança da AMD em computação de alto desempenho (HPC), as colocam numa posição perfeita para dominar o espaço da IA.
Outro componente interessante deste acordo é que a AMD está a dar à OpenAI a opção de comprar 160 milhões de acções, o que equivale a cerca de 10% do capital social da AMD. A primeira tranche entrará em vigor na segunda metade de 2026, assim que a implementação da infra estrutura de 1 gigawatt estiver completa, e as próximas tranches entrarão em vigor em anos subsequentes. Dito isto, vale a pena salientar que a entrada em vigor destas acções depende de a OpenAI atingir os seus objectivos comerciais e de a AMD alcançar certos preços-alvo para as suas acções.
De acordo com CEO da OpenAI, Sam Altman:
Esta parceria é um grande passo na construção da capacidade de computação necessária para realizar todo o potencial da IA. A liderança da AMD em chips de alto desempenho permitir-nos-á acelerar o progresso e trazer os benefícios da IA avançada a todos mais rapidamente.
Entretanto, a CEO da AMD, Lisa Su, observou que:
Estamos entusiasmados por nos associarmos à OpenAI para fornecer computação de IA em escala massiva. Esta parceria une o melhor da AMD e da OpenAI para criar uma verdadeira situação em que todos ganham, viabilizando a construção de IA mais ambiciosa do mundo e fazendo avançar todo o ecossistema da IA.
Vale a pena salientar que a OpenAI está a ter dificuldade em satisfazer a procura de computação dos seus clientes em vários produtos. Foi recentemente relatado que o projecto secreto em que está a trabalhar com Jony Ive está a enfrentar desafios críticos neste momento, sendo os requisitos computacionais o principal deles. Os acordos de GPU com a Nvidia e a AMD deverão, no entanto, aliviar alguma dessa pressão no futuro.