A Sony ULT Field 5 posiciona-se no meio da gama de colunas portáteis de exterior da marca, entre a mais pequena Field 3 e a imponente Field 7. Custa 300 euros e procura oferecer o melhor dos dois mundos: potência sonora sem perder portabilidade.
Design e Funcionalidades
Com um desenho rectangular e robusto, radiadores passivos em ambas as extremidades e revestimento em tecido, a Field 5 transmite solidez. A iluminação LED personalizável em redor dos radiadores dá-lhe um toque moderno, embora as opções de cor sejam limitadas. A classificação IP67 garante protecção contra pó e salpicos, bem como resistência a imersões breves. Dentro da caixa encontra também uma alça que facilita o transporte porque a ULT Field 5 é algo pesada.
Nos controlos, situados na parte superior, está o botão ULT, que permite escolher entre dois modos de reforço de graves. A conectividade é completa: Bluetooth 5.3, suporte multiponto, Party Connect para emparelhar até 100 colunas e entrada AUX de 3,5 mm — ausente no modelo inferior. Inclui ainda USB-C com função de carregamento reverso para dispositivos móveis, o que lhe permite servir de powerbank quando fica sem bateria no telemóvel.
A compatibilidade com codecs AAC, SBC e sobretudo com LDAC coloca-a um nível acima da Field 3 no que respeita à qualidade do som, principalmente se usar fontes de som de boa qualidade, como o novo modo de som sem perdas do Spotify. A autonomia anunciada é de 25 horas, suficiente para vários dias de uso moderado, com carregamento rápido que dá duas horas de música com apenas 10 minutos de carregamento.
A gestão da ULT Field 5 pode ser feita através da aplicação Sony Sound Connect (Android e iOS), usada pela maioria dos actuais produtos de áudio da marca. A aplicação é simples e bem concebida, oferecendo vários controlos.
Existe uma função DJ que permite adicionar efeitos sonoros, como batidas ou scratches, às músicas em reprodução. É algo mais lúdico do que útil, mas pode divertir alguns utilizadores. A app também permite controlar a iluminação LED e parâmetros básicos de reprodução. O equalizador pode ser personalizado, embora o processo seja algo confuso: é necessário seleccionar primeiro o modo “EQ Personalizado” para depois ajustar as frequências. Uma vez activo, dá acesso a 10 bandas entre 50 Hz e 16 kHz, permitindo a afinação ao gosto do utilizador.
Desempenho Sonoro
A grande aposta da Sony para esta ULT Field 5 está nos graves: o woofer de maiores dimensões e os radiadores passivos dão-lhe um som mais cheio e profundo do que a Field 3 consegue oferecer. Em electrónica ou hip-hop, a presença dos graves é evidente e envolvente, embora por vezes se sobreponha às frequências mais agudas. Os vocais soam ricos, mas carecem de alguma clareza nas sibilantes.
No repertório mais acústico e orquestral, a Field 5 cumpre, mas revela limitações: a separação estéreo é reduzida devido à proximidade dos tweeters e falta-lhe brilho nas altas frequências. Ainda assim, consegue manter um equilíbrio aceitável entre cordas, metais e percussão.