O browser com AI da Perplexity, Comet, acaba de ser disponibilizado gratuitamente em todo o mundo. A empresa está a enfrentar gigantes como o Google Chrome, integrando o seu motor de respostas directamente na experiência de navegação.
Se se pergunta o que significa um “browser AI”, trata-se essencialmente de um browser que utiliza inteligência artificial para auxiliar o utilizador num conjunto de tarefas. Pode fazer uma pergunta e obter um resumo completo com fontes, ou pode realçar texto em qualquer página para receber instantaneamente uma explicação ou síntese – tudo isto o Comet consegue fazer.
O browser foi lançado em Julho com um preço de subscrição de 200 dólares por mês no seu plano de topo, Max. A Perplexity afirma que desde então “milhões” de pessoas se inscreveram na lista de espera para obter o software.
De acordo com o site TechCrunch, os utilizadores do browser no plano gratuito estão limitados ao assistente lateral, mas todos podem aceder a ferramentas para notícias personalizadas, organização de projectos e apoio em compras ou viagens. Quem subscreve um dos planos pagos tem acesso a modelos de AI mais poderosos. Os assinantes do plano Max recebem ainda um assistente de correio electrónico capaz de redigir respostas e organizar a caixa de correio.
Comet is now available to everyone in the world.
In the last 84 days, millions have joined the Comet waitlist looking for a powerful personal AI assistant and new ways to use the internet.
The internet is better on Comet. pic.twitter.com/te82RnzssJ
— Perplexity (@perplexity_ai) October 2, 2025
O assistente em segundo plano pode realizar tarefas como enviar um correio electrónico, procurar os bilhetes mais baratos para um concerto e adicioná-los ao seu carrinho de compras e encontrar o melhor voo directo numa data específica. Esta funcionalidade funciona melhor com conectores (integrações que permitem à Perplexity aceder e trabalhar com outras aplicações de trabalho e fontes de dados no seu computador).
Pouco depois do lançamento em Julho, foi descoberta uma vulnerabilidade de segurança por investigadores ligados à Brave, responsável por um browser com o mesmo nome que é rival do Comet. Quando um utilizador pedia ao Comet para resumir uma página com comandos escondidos, a AI executava-os com total autoridade do utilizador. Isto podia expor informações pessoais, como o endereço de correio electrónico associado à conta da Perplexity, ou até extrair dados sensíveis de outros separadores abertos. A Brave comunicou a vulnerabilidade à Perplexity, e a falha, felizmente, já foi corrigida.