A Fábrica de Unicórnios (Unicorn Factory Lisboa) venceu a fase nacional dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) atribuídos pela Comissão Europeia. O projecto vai agora representar Portugal na final da competição, integrada na SME Assembly, que terá lugar em Copenhaga, em Novembro.
Este ecossistema foi distinguido na categoria ‘Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Promoção do Espírito do Empreendedorismo’ pelo «forte contributo para o crescimento do empreendedorismo e a criação de emprego».
Além disso, venceu também a categoria ‘Apoio à Transição Digital’ com o seu programa de aceleração From Start-to-Table. Este conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Delta Cafés e é destinado a startups inovadoras com soluções tecnológicas ou novos produtos alimentares.
Gil Azevedo, director executivo da Unicorn Factory explica que «estes dois prémios da Comissão Europeia são um sinal claro do impacto e da relevância internacional do trabalho que está a ser desenvolvido em Portugal na promoção da inovação, que se traduz na criação de emprego qualificado, retenção de jovens no país, e atracção de investimento».
Actualmente, a Fábrica de Unicórnios apoia mais de 250 startups e scaleups e, nos últimos quatro anos, atraiu mais de 70 empresas tecnológicas internacionais que abriram escritórios na cidade, incluindo 16 unicórnios internacionais.