A Xiaomi apresentou hoje o 15T e o 15T Pro no Showpalast Munich. Estes têm «componentes de flagships with honest price», ou seja, «com preço honesto» como salientou Rui Fernandes, Field Force and Training Manager da Xiaomi. O grande foco, como não podia deixar de ser, foi para a fotografia com um sistema de tripla câmara que inclui um sensor principal de 50 MP (Light Fusion 900 no Pro), uma ultra grande-angular de 12 MP e uma telefoto de 50MP, que no Xiaomi 15T Pro é a nova teleobjectiva Leica 5x Pro. Esta é a «primeira vez que esta gama tem uma câmara periscópica de 115 mm com 5x zoom óptico», explicou o responsável na pré-apresentação.
As câmaras de ambos os modelos permitem múltiplas distâncias focais para diversos tipos de fotografias e têm lentes Leica Summilux. Além disso, ao nível de software, os 15T têm pós-processamento com inteligência artificial Xiaomi AISP 2, assim como os modelos PortraitLM 2.0 e o ColorLM 2.0, que melhoram as imagens «ao nível da percepção de profundidade», assim como «a gama tonal e a fidelidade das cores». Por outro lado, há um modo de fotografia rápida em que apenas tem se clicar duas vezes no botão do volume. No que diz respeito ao vídeo, há gravação «em HDR10+ em todas as distâncias focais» e em 4K a 30fps.
O design foi algo que também foi alvo de atenção por parte da Xiaomi com os cantos mais arredondados, uma redução do bezel e maior aproveitamento do display. O ecrã é AMOLED de 6,83 polegadas com Corning Gorilla Glass 7i, e certificação IP68, ou seja, resistente ao pó e água. O 15T tem uma taxa de actualização até 120 Hz e o 15T Pro até 144Hz e ambos conseguem um máximo de 3200 nits de brilho.
Novo HyperOS e IA
A série Xiaomi 15T estreia também o mais recente HyperOS 3 com um «design mais intuitivo» e novidades e upgrades dos quais se destacam o HyperIsland, uma área de «notificações dinâmicas até 3 apps em simultâneo», explicou Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal, durante a pré-apresentação em Lisboa. Já o HyperConnect melhora a experiência entre equipamentos com a funcionalidade de Touch to Share para ficheiros de vídeo, áudio e imagens e há também novas integrações para Mac com a possibilidade de usar um dispositivo Apple «como ecrã externo» ou fazer a «passagem de imagens, contactos, Wi-Fi e fotos através do Touch to Share», destacou o responsável.
Já ao nível da IA, a Xiaomi integrou o modelo GPT-4o e há melhorias em todas as apps de inteligência artificial, assim, como nos modelos, nomeadamente nas transcrições e traduções, também na área de texto, voz, imagem e pesquisa dentro do dispositivo com a SmartAI.
Comunicação offline
Outra das grandes novidades da série Xiaomi 15T é baseada na Xiaomi Astral Communication, um conjunto de tecnologias que vai permitir a chegada global da funcionalidade Xiaomi Offline Communication. Esta permite a comunicação de voz directa entre dispositivos da série a distâncias até 1,9 km no Xiaomi 15T Pro e 1,3 km no Xiaomi 15T, mesmo sem cobertura de rede móvel ou Wi-Fi. Além disso, os modelos têm o Xiaomi Surge T1S Tuner, que gere de forma inteligente os sinais de GPS, Wi-Fi, Bluetooth e rede móvel, que com o Super Antenna Array e a AI Smart Antenna Switching optimiza automaticamente a qualidade do sinal.
O Xiaomi 15T Pro tem HyperCharge com fio de 90W e HyperCharge sem fio de 50W, enquanto o Xiaomi 15T conta apenas com carregamento rápido com fio de 67W. Ambos têm bateria de 5500mAh, que mantém até 80% da capacidade após 1600 ciclos de carregamento. Nos processadores, o Pro traz o MediaTek Dimensity 9400+, desenvolvido com um processo de 3nm, enquanto o 15T vem equipado com o MediaTek Dimensity 8400-Ultra.
O Xiaomi 15T Pro chega a Portugal nas opções Black, Gray e Mocha Gold e com duas variantes de armazenamento: 12GB + 512GB com um PVP de 899,99€ e 12GB + 1TB com um valor de 999,99€. Já o Xiaomi 15T pode ser comprado em Black, Gray e Mocha Rose 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno com um PVP de 649,99€.
A promoção de lançamento desta gama inclui até dia 11 de Outubro a oferta de um Redmi Pad 2 Pro.
Uma marca de sucesso
Em Lisboa, Tiago Flores mencionou ainda os marcos dos 15 anos da marca, que espera atingir receitas de «60 mil milhões de euros, em 2025,» através da sua estratégia ‘Human x Car x Home’ e aposta fortemente em inovação: «Nos próximos 5 anos, comprometemos a investir 24 mil milhões de euros para desenvolver áreas tão importantes como inteligência artificial».
O responsável falou ainda do desempenho da Xiaomi que é a «terceira marca que mais smartphones vende em todo o mundo» e a «segunda na Europa» e em Portugal. No nosso País, a marca é, desde 2021, a segunda marca e está em cerca de 30% de quota no mercado nacional».
Tiago Flores realçou ainda os resultados nos outros segmentos: «Somos a primeira marca em termos de áudio em Portugal, em earbuds, e em scooters e robôs aspiradores. Queremos construir cada vez melhores experiências para os nossos utilizadores, trazendo um ecossistema todo conectado e sempre com uma equação de tecnologia para todos, ou seja, termos um line-up cada vez mais amplificado para todos os segmentos e para todos os consumidores».