Agora que parece que o Chrome vai continuar na esfera do Google, o browser está a passar por um renascimento alimentado pelo Gemini. A Google publicou um artigo no blogue da empresa em que diz que o browser vai receber o upgrade mais significativo de sempre nas próximas semanas, à medida que a IA chega a todas as partes da experiência de utilização. Para as pessoas que usam ferramentas de IA, algumas destas adições podem ser realmente úteis, e para todos os outros ainda há muitas alternativas.
A mudança mais proeminente, e uma que os utilizadores de serviços de IA já devem ter visto, é a adição de um botão Gemini no browser para computador. Este botão abre uma janela pop-up onde se pode fazer perguntas sobre — e obter resumos de — conteúdo nos separadores que estão abertos. Os telemóveis Android já têm o Gemini a operar a nível do sistema para realizar tarefas semelhantes, mas a Google diz que a aplicação Gemini para iOS em breve será integrada no Chrome para dispositivos Apple.
O Gemini não está limitado ao separador actual. A Google pretende tornar possível interagir com outras aplicações e abas sem sair do ecrã actual. Quando se invoca o Gemini no Chrome, ele pode trabalhar com o conteúdo em todos os separadores abertos e tem ligações a produtos da Google como o Calendário e o YouTube. Também é possível encontrar links no histórico de navegação com base numa vaga lembrança.
O modo de IA também está prestes a transformar-se na forma padrão da Google para fazer pesquisas na web. O Chrome actualizado agora permite iniciar pesquisas no Modo de IA a partir da barra de endereços (omnibar). Há um botão para carregar se se quiser o Modo de IA, mas seria bastante fácil trocar o Modo de IA por pesquisas tradicionais no browser. A barra de endereços também vai receber a funcionalidade “perguntar sobre esta página”. O Chrome pode sugerir estas perguntas (por enquanto, apenas em inglês) e mostrar a resposta num painel lateral. A resposta, naturalmente, começará com um “AI Overview”, e pode-se fazer perguntas de seguimento no Modo de IA.
A Google diz que também está a usar a IA para reforçar a segurança do Chrome. As ferramentas do Gemini já podem identificar fraudes comuns de suporte técnico. Um modelo Gemini Nano actualizado será implementado para detectar alertas de vírus falsos e sorteios falsos. O gestor de passwords do Chrome já informa sobre palavras-passe comprometidas, mas com IA, também será possível alterá-las automaticamente com um só clique.
O futuro é com agentes
A maioria das novas funcionalidades de IA do browser já estão em testes e vão chegar em breve a todos os utilizadores do browser. Mas o próximo truque do Chrome levará um pouco mais de tempo. Até ao final deste ano, a Google diz que adicionará controlo por agentes ao Chrome.
Ao longo do ano têm surgido vários sistemas que funcionam com agentes de IA, incluindo o Operator da OpenAI e o Claude para Chrome da Anthropic. Estes sistemas podem teoricamente controlar o cursor do computador para completar tarefas em nome do utilizador. O Google sugere coisas aborrecidas ou repetitivas como agendar um corte de cabelo ou encomendar mercearia como um bom trabalho para o agente do Chrome. Basta inserir um pedido e vê-lo a funcionar.
Ainda não se sabe quão fiável ou rápido será o agente do Google para o Chrome, nem há qualquer informação sobre se terá custos adicionais. A publicação da Google no blogue do Chrome nem sequer menciona a restrição desta funcionalidade a subscritores.
O assistente de navegação da Google pode não ser melhor do que o que se pode obter da concorrência, mas a prevalência do Chrome fará com que a tecnologia chegue a muito mais pessoas.