O Spotify anunciou três novas funcionalidades destinadas aos utilizadores com planos grátis, nomeadamente a ‘Pick & Play’, ‘Search & Play’ e ‘Share & Play’, que serão disponibilizadas em todos os mercados onde o serviço está presente.
A primeira funcionalidade, a ‘Pick & Play’, responde a uma queixa que os utilizadores do plano grátis tinham há anos. Durante o que pareceu uma eternidade, quem usasse a aplicação móvel no plano gratuito só podia ouvir álbuns e playlists em modo aleatório (shuffle). Esta limitação era um enorme ponto de discórdia, levando muitos a comentar em sites como o Reddit a dizer que preferiam “ir para o YouTube” ou a procurar soluções não oficiais para o problema. O ‘Pick & Play’ funciona exactamente como o nome indica. Agora, pode seleccionar um tema específico de qualquer playlist ou álbum, carregar em “tocar” e ouvir essa faixa de imediato. Antes, tinha de cruzar os dedos e esperar que o algoritmo aleatório acabasse por cair na canção que queria.
De seguida, temos o ‘Search & Play’. De forma semelhante ao ‘Pick & Play’, esta funcionalidade remove a restrição de apenas reproduzir música aleatoriamente quando o utilizador procura música. Anteriormente, procurar uma canção específica e carregar em “tocar” começaria muitas vezes uma estação de rádio baseada nessa faixa em vez de reproduzir a própria canção. Agora, simplesmente reproduz a canção que procurou. E, finalmente, o ‘Share & Play’ permite ouvir imediatamente uma faixa que alguém partilhou consigo, sem ser atirado para uma playlist aleatória.
As novas actualizações chegam poucos dias depois de a empresa ter finalmente trazido áudio sem perdas (lossless) para a plataforma. No entanto, isto é apenas para utilizadores Premium. A funcionalidade permite aos subscritores ouvirem música em formato FLAC até 24-bit/44,1 kHz em quase todas as 100 milhões de canções do serviço. O lançamento faseado vai decorrer até Outubro em mais de 50 países.
O Spotify também diz que na reprodução de áudio sem perdas consegue obter-se melhores resultados com uma ligação Wi-Fi forte e usando auscultadores com fio em vez de Bluetooth, porque a tecnologia Bluetooth padrão comprime o sinal de áudio, o que anula a qualidade do áudio sem perdas.
Antes do lançamento da reprodução de áudio sem perdas, a plataforma já tinha recebido a capacidade de enviar mensagens. Esta funcionalidade, chamada ‘Mensagens do Spotify’, funciona ao permitir tocar no ícone de partilha em qualquer canção ou podcast para a enviar a um amigo. Isto cria um pedido de mensagem que, uma vez aceite, permite conversar sobre o conteúdo. Actualmente, está disponível apenas nas aplicações para dispositivos móveis e para os utilizadores com 16 anos ou mais.