Os rumores e as imagens que tinham vindo a público nas últimas semanas eram reais: a Apple anunciou mesmo um iPhone fino, o Air. Com apenas 5,6 mm de espessura, este modelo é, inclusive, mais fino que o Galaxy S25 Edge da Samsung, também anunciado este ano. A diferença é de 0,2 mm, a favor do smartphone da maçã.
O design mantém a identidade visual da família iPhone 17, com linhas arredondadas, bordas finas e a Dynamic Island. Contudo, a forma do módulo da câmara traseira é uma estreia para a Apple: está alinhado na horizontal, a fazer lembrar os Pixel, da Google.
Aqui está uma única câmara com 48 MP com tecnologia Fusion, à qual se junta uma câmara frontal de 24 MP com Center Stage, uma nova funcionalidade «capaz de ajustar automaticamente o enquadramento em videochamadas e fotografias», disse a Apple.
A estrutura do iPhone 17 Air é feita com 80% de titânio reciclado e reforçada com Ceramic Shield 2 à frente e atrás, que oferece «até três vezes mais resistência a riscos e quatro vezes mais resistência a quebras».
O ecrã é um Super Retina XDR de 6,6 polegadas (com tecnologia OLED), acompanhado da tecnologia ProMotion, que nos dá uma taxa de actualização variável entre 1 e 120 Hz.
Em termos de desempenho, o iPhone 17 Air vem com o processador A19 Pro, o mesmo das versões Pro e Pro Max, complementado pelos chips C1X (5G / LTE) e N1 (Wi-Fi, Bluetooth, Thread). Este é ainda o primeiro iPhone a não ter bandeja para cartões SIM físicos, pelo que só pode ser usado com eSIM.
A Apple promete ainda que a bateria dura «todo o dia». Este modelo fica disponível em quatro cores (branco, preto, azul e dourado); os preços começam nos 1249 euros (256 GB); este smartphone está ainda disponível com 512 GB (1499 euros) e 1 TB (1799 euros).
As reservas abrem às 13 horas de dia 12 de Setembro (esta Sexta-Feira) e as primeiras unidades chegam aos clientes uma semana depois, a 19 de Setembro.