Depois de iniciativas como o «primeiro hackathon alentejano», cujo objectivo foi o desenvolvimento de uma aplicação que interagisse com o ChatGPT, e do bootcamp Game Development, para programar um «mini-jogo», com recurso à plataforma Unreal Engine 5, o PACT tem uma nova proposta.
Desta vez, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia juntou-se à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Liubliana (Eslovénia) para organizar um curso que vai ensinar os participantes a usar IA na programação de robôs. AIRA – O Artificial Intelligence in Robotics Academy (AIRA) é gratuito e tem a duração de trinta horas.
Segundo o PACT, esta formação inclui os «principais conceitos e aplicações práticas de IA e machine learning em sistemas robóticos». Aqui, serão abordadas
áreas como «visão computacional, processamento de linguagem natural, planeamento de movimento, sensores e actuadores, cinemática, dinâmica e controlo de robôs»
Com um regime de aulas assíncronas (ou seja, sem horários fixos nem necessidade de estar presente em tempo real), o AIRA obriga a ter uma conta na plataforma Moodle para aceder aos conteúdos.