Já se sabe que ‘depois de casa roubada, trancas à porta’, mas nada como jogar pelo seguro já que ‘mais vale prevenir do que remediar’. Assim, aprenda o que deve fazer antes que aconteça alguma coisa inesperada e o seu smartphone seja furtado.
Antes de mais, anote o IMEI e o número de série do seu dispositivo – poderá precisar deles para fazer uma participação ao seguro ou comunicar um roubo às autoridades. Num iPhone, vá a ‘Definições’ > ‘Geral’ > ‘Acerca de’ para encontrar esses dados; num Android, toque em ‘Definições’ > ‘Acerca do telefone’. Em seguida, anote a informação num local seguro: agora, está pronto para avançar para as próximas dicas.
1 – Certifique-se que tem um backup
Se o seu smartphone for roubado, arrisca-se a perder não só o próprio telemóvel, mas também fotografias, mensagens, música e muito mais. A forma mais simples de o evitar é activar a ferramenta de cópia de segurança presente no sistema operativo. Os utilizadores de Android têm a opção em ‘Definições’ > ‘Google’ >’Todos os serviços’ > ‘Cópia de segurança’ > ‘Cópia de segurança do Google One’; a localização exacta pode variar de dispositivo para dispositivo, dado as personalizações que as marcas fazem ao SO, mas será bastante semelhante ao indicado.
Num iPhone, entre em ‘Definições’, seguido do seu nome na parte superior do ecrã. Escolha ‘iCloud’ > ‘Cópia em iCloud’ e active ‘Cópia de segurança deste iPhone’. Em ambos os casos, os dados do seu telefone são automaticamente guardados no armazenamento online da Google ou da Apple, facilitando o restauro da informação em qualquer novo telefone.
Tenha em atenção que algumas aplicações contêm dados que não estão incluídos na cópia de segurança normal do seu telemóvel, como é o caso do WhatsApp. Nesse caso terá de activar o backup na própria app.
2- Bloquear o ecrã
Bloquear o ecrã do telemóvel é essencial, se qureemos impedir que um ladrão aceda às nossas informações. No Android, vá a ‘Definições’ > ‘Segurança e privacidade’ > ‘Bloqueio de ecrã’ e, no iOS, seleccione ‘Definições’ > ‘Face ID/Touch ID e código’ para configurar um PIN ou código de acesso seguro (certifique-se de que é algo impossível de adivinhar por outra pessoa) e, sempre que possível, active as opções biométricas, como a impressão digital ou o reconhecimento facial.
Configure também o dispositivo para bloquear imediatamente após o ecrã desligar: vá às definições do ecrã do seu dispositivo e defina o ‘Bloqueio automático’ (iPhone) ou o ‘Tempo limite do ecrã’ (Android – pode ter outro nome dependendo da marca) para uma das opções mais curtas – quinze segundos, por exemplo. Desta forma, reduz a probabilidade de o dispositivo estar desbloqueado quando um ladrão o rouba.
Por defeito, a maioria dos telemóveis Android mais recentes bloqueia permanentemente o acesso após demasiadas tentativas incorrectas de introdução do PIN. Isto evita que os criminosos utilizem ataques de força bruta para obter acesso.
Se tiver um iPhone, pode até configurá-lo para apagar os dados do seu dispositivo após dez tentativas falhadas de introdução do código de acesso. Para isso escolha ‘Definições’ > ‘Face ID e código’ e, em seguida, vá para baixo até à funcionalidade ‘Apagar dados’ e active-a.
3- Bloquear o SIM e a porta USB
Deve também definir um PIN para o SIM, caso ainda não o tenha. Num iPhone, a opção está em ‘Definições’ > ‘Rede móvel’. Aqui, toque no seu número de telefone no separados ‘SIM’ e ligue a opção ‘PIN do SIM’; já no sistema operativo da Google terá de ir a ‘Definições’ > ‘Segurança e privacidade’ > ‘Mais definições de segurança’ > ‘Segurança do cartão SIM’. Nessa área basta activar ‘Bloquear cartão SIM’. Os criminosos mais astutos podem tentar aceder ao seu telemóvel ligando-o a outro dispositivo através de USB. Para evitar que isso aconteça, bloqueie a porta USB quando o telemóvel estiver bloqueado.
No iOS vá a ‘Definições’ > ‘Face ID e código’ e desactive a opção ‘Acessórios’ em ‘Permitir acesso quando bloqueado’. A maioria dos telemóveis Android bloqueia o acesso USB por predefinição quando está bloqueado. Mas em alguns telemóveis Samsung, poderá ter de ir a ‘Definições’, ‘Segurança e privacidade’, ‘Mais definições de segurança’ e ligar ‘Bloquear ligações USB quando bloqueado’.
4- Configurar o ‘Localizar o meu dispositivo’
Os smartphones permitem-lhe localizar e bloquear ou apagar remotamente os seus dispositivos, mas estas funcionalidades não estão activadas por predefinição. No Android, clique em ‘Definições’ > ‘Segurança e privacidade’ > ‘Localizar o meu dispositivo’ e active a opção. Se tiver um dispositivo Samsung, toque em ‘Definições’, na sua conta Samsung, aceda a ‘Localizar o Meu Telemóvel’ e active ‘Permitir que este tel. seja encontrado’.
Num iPhone, escolha ‘Definições’, toque no seu nome e, depois, em ‘Encontrar’ – certifique-se de que esta definição está activada. Também pode ligar a opção ‘Encontrar os seus dispositivos offline’ (Android) ou ‘Localização actual’ e ‘Partilhar localização’ (iOS) para ajudar a aumentar as hipóteses de localizar um dispositivo roubado.
5- Protecção avançada
Os utilizadores com sistemas operativos da Google e da Apple podem ter ferramentas mais avançadas para os casos de roubo. Assim, se tiver iOS 17.3 ou superior deve ter a opção ‘Proteção de dispositivos roubados’ na área ‘Face ID/Touch ID e código’ que requer uma verificação biométrica para aceder a informações sensíveis e definições quando o SO detecta que o iPhone está num local desconhecido. Isto significa que os ladrões, mesmo que tenham acesso ao seu telemóvel e ao seu código de acesso não poderão alterar o seu ID Apple, nem desactivar o ‘Proteção de dispositivos roubados’.
No Android, esta funcionalidade é a ‘Proteção contra roubo’ e está na área ‘Segurança e privacidade’ > ‘Bloqueio do dispositivo’; aí vai ter opções como o ‘Bloqueio por deteção de roubo’ que bloqueia o seu dispositivo se alguém agarrar no seu telefone e fugir com ele, e o ‘Bloqueio de dispositivo offline’, que bloqueia o seu smartphone pouco depois de este ficar offline, protegendo os seus dados se um ladrão activar o ‘Modo avião’ para tornar o seu dispositivo indetectável.
6 – Impedir o acesso a aplicações específicas
Algumas aplicações – incluindo as de muitos serviços bancários e financeiros – permitem aplicar um bloqueio, utilizando o início de sessão biométrico. Com o iOS 18, também é possível bloquear qualquer aplicação com o Face ID ou Touch ID – prima sem soltar o ícone da aplicação e seleccione ‘Pedir Face ID’ no menu.
O Android não tem actualmente uma funcionalidade equivalente, mas existem aplicações disponíveis para esse efeito. No entanto, a maioria das ferramentas gratuitas pode ser facilmente contornada, bastando desinstalá-las. Assim, aconselhamos a usar uma versão premium como o Bitdefender ou Avast Mobile para proteger as informações mais sensíveis.