Doze anos depois de ter sido fundada, a empresa nacional, conhecida como «pioneira na tradução baseada em IA», anunciou a sua venda à norte-americana TransPerfect, uma «fornecedora de soluções linguísticas e de IA».
O valor do negócio não foi divulgado, mas a Unbabel sublinha o facto de este «representar um marco de elevada importância para a inovação portuguesa». Com esta venda, a empresa nacional ganha uma «plataforma global para escalar» a sua oferta.
«Juntarmo-nos à TransPerfect vem proporcionar à nossa tecnologia e às nossas pessoas um palco global para criarem um impacto ainda maior», diz Vasco Pedro, co-fundador e CEO da empresa (na foto).
A Unbabel surgiu em 2013 com uma plataforma de tradução automática, já naquela altura com recurso a inteligência artificial, algo que hoje é o padrão neste tipo de recursos. A empresa afirma possuir «LLM de ponta e com renome mundial», como o TowerLLM.
A Unbabel esclarece, ainda, em comunicado, que a sua equipa «passa a integrar as operações da TransPerfect em Lisboa»; este pólo irá, assim, tornar-se um «centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa».