A Microsoft revelou o Copilot 3D, uma ferramenta com inteligência artificial da Copilot Labs criada para tornar a modelagem 3D mais acessível a um público mais vasto. Através do Copilot 3D, os utilizadores podem transformar uma única imagem 2D, PNG ou JPG com menos de 10 MB, num modelo 3D renderizado no formato GLB que pode ser usado em animação, jogos, impressão 3D, etc.
A ferramenta foi feita para ser fácil de usar e funciona através do site Copilot.com em todos os browsers. Está disponível gratuitamente em todo o mundo, mas os utilizadores têm de iniciar sessão com uma Conta Microsoft pessoal para a experimentar.
O Copilot 3D funciona apenas com imagens carregadas pelo utilizador e não suporta a geração de modelos 3D a partir de texto. A empresa diz que o conteúdo carregado deve ser original, ou os utilizadores devem ter os direitos de uso dessas imagens. Os modelos gerados são mantidos na página “Minhas Criações” do utilizador por 28 dias e podem ser eliminados manualmente. A Microsoft confirma que as imagens carregadas são usadas exclusivamente para a geração do modelo, não para o treino de algoritmos ou personalização.
A Microsoft está a adoptar uma abordagem mais rigorosa para controlar as criações dos utilizadores. Existem directrizes claras em vigor em relação à privacidade e à conformidade com os direitos de autor. O uso indevido da ferramenta, especialmente com imagens que violem o Código de Conduta do Copilot ou os termos da Microsoft, pode até resultar em acesso restrito ao Copilot.