O líder da OpenAI, Sam Altman, disse no mês passado que o GPT-5 era tão rápido e poderoso que o assustava. O CEO comparou-o a ter um “superpoder” que oferecia informações semelhantes às dadas por um “perito genuíno com um doutoramento” sobre qualquer assunto. Mas, um dia após o lançamento, Altman confirmou que os modelos 4o mais antigos estão a ser repostos, porque os utilizadores não estão nada contentes com o GPT-5.
A OpenAI lançou o GPT-5 na passada quinta-feira, com os subscritores Pro e os clientes empresariais a poderem aceder ao mais poderoso GPT-5 Pro. A empresa disse que o novo modelo bate os concorrentes de empresas como a Google DeepMind e a Anthropic em certos testes de referência, mas muitas pessoas não partilham o entusiasmo de Altman.
Os utilizadores têm relatado em sites como o Reddit que o GPT-5 tem cometido o tipo de erros que não se esperaria de um perito com doutoramento, como mostram os exemplos abaixo.
Para além de cometer erros, os utilizadores têm-se queixado de outros elementos do GPT-5. Um tópico no Reddit chamado “GPT5 Is horrible” aponta para as respostas curtas e insuficientes, respostas mais óbvias ao estilo de IA e o facto de ter menos “personalidade”.
Os utilizadores também estão irritados com as limitações que foram introduzidas. A utilização do ChatGPT Plus está agora limitada a 200 mensagens por semana, o que alguns utilizadores alcançam em poucas horas, fazendo com que este nível pago se pareça mais com a versão gratuita. É especialmente irritante, pois os modelos mais antigos do ChatGPT foram removidos com o lançamento do GPT-5.
“Acordei esta manhã e descobri que a OpenAI tinha apagado 8 modelos durante a noite. Sem aviso. Sem escolha. Sem ‘opção de usar as versões anteriores’. Eles simplesmente… apagaram-nos”, escreveu um ‘Redditor’ no ‘subreddit’ r/ChatGPT. “4o? Desapareceu. o3? Desapareceu. o3-Pro? Desapareceu. 4.5? Desapareceu. Tudo o que tornava o ChatGPT realmente útil para o meu fluxo de trabalho – apagado.”
Com muitos a ameaçar cancelar a subscrição devido às mudanças e limitações, Altman tentou abordar a situação numa publicação no X ontem.
GPT-5 rollout updates:
*We are going to double GPT-5 rate limits for ChatGPT Plus users as we finish rollout.
*We will let Plus users choose to continue to use 4o. We will watch usage as we think about how long to offer legacy models for.
*GPT-5 will seem smarter starting…
— Sam Altman (@sama) August 8, 2025
Em primeiro lugar, o limite de utilizações para os utilizadores do ChatGPT Plus será duplicado para 400 mensagens por semana. E, em segundo lugar, os utilizadores Plus poderão continuar a utilizar os modelos 4o se assim o desejarem. Altman acrescentou que “observaremos a utilização, enquanto pensamos em quanto tempo ofereceremos os modelos mais antigos.”
A publicação também afirma que o GPT-5 é agora mais inteligente do que era quando foi lançado, porque o comutador automático estava avariado e fora de serviço na quinta-feira, fazendo-o parecer “muito mais burro”.
Altman publicou outra mensagem há algumas horas, notando que a OpenAI subestimou o quanto “algumas das coisas de que as pessoas gostam no GPT-4o lhes são importantes, mesmo que o GPT-5 tenha um desempenho melhor na maioria das coisas.”
Apesar das actualizações e promessas de Altman, é pouco provável que os utilizadores que já cancelaram as suas subscrições voltem a subscrever.
A juntar aos problemas da OpenAI está a notícia recente de que duas equipas de “red teaming” da SPLX (anteriormente SplxAI) e da NeuralTrust conseguiram fazer o ‘jailbreak’ do GPT-5 com pouco esforço.
De acordo com o site SecurityWeek, a NeuralTrust usou o seu próprio ‘jailbreak’ EchoChamber e uma narrativa básica para enganar o modelo e fazê-lo produzir um manual passo-a-passo para criar um cocktail Molotov.
A SPLX usou um StringJoin Obfuscation Attack, inserindo hífenes entre cada caracter e embrulhando a solicitação num falso desafio de encriptação. Isto convenceu o GPT-5 a fornecer instruções sobre como construir um Dispositivo Explosivo Improvisado (IED) básico.
Os investigadores concluíram que “o modelo bruto do GPT-5 é quase inutilizável em aplicações empresariais tal como está. Mesmo a camada de ‘prompt’ interna da OpenAI deixa lacunas significativas, especialmente em Business Alignment.” Acrescentaram que “o GPT-4o continua a ser o modelo mais robusto sob o ‘red teaming’ da SPLX, especialmente quando está protegido.”