A DJI é um nome popular no que toca a drones, equipamentos de estabilização de vídeo e câmaras de acção. Mas a empresa entrou recentemente numa categoria inteiramente nova: aspiradores robôs. No início desta semana, a DJI anunciou a sua primeira gama nesta categoria de produtos, denominada “Romo”, com afirmações sobre precisão visual inspiradas nos seus drones.
Na parte da frente, os DJI Romo têm duas câmaras olho-de-peixe para uma visão panorâmica, juntamente com um sistema de visão dirigido por laser que já é comum nos aspiradores robôs tradicionais. Os três módulos laser de desenvolvimento próprio, juntamente com a visão binocular, garantem que objectos tão finos como 2 mm não são aspirados por acidente. A DJI diz que utiliza inteligência artificial para gerar mapas das superfícies disponíveis e que esses dados são armazenados localmente na memória do robô para efeitos de privacidade.
Os Romo vêm com um ducto de sucção “extra grande” com uma pressão máxima de 25 000 pascais, com escovas e esfregões que podem estender-se para limpar em espaços apertados. A DJI não indica explicitamente sobre a área que os Romo conseguem limpar durante um determinado período de tempo.
Os DJI Romo estão disponíveis em três modelos: A, S e P, sendo que o P tem um chassis e uma estação base transparentes. Entretanto, o S tem um corpo totalmente branco, enquanto o A tem um aspirador branco com uma estação base transparente.
Tal como outros aspiradores robôs, também vem com uma função de limpeza a húmido e tem capacidade para 164 ml de uma mistura de líquido de limpeza. A estação principal inclui dois recipientes separados para produtos de limpeza para diferentes fins. A DJI afirma que o Romo utiliza a sua percepção visual para distinguir entre diferentes divisões e usar líquidos de força — e, portanto, de toxicidade — variável com base nisso.
Com o aspirador, a DJI concentra-se em operações de baixo ruído e afirma que o design com três níveis de filtragem de ruído reduz o zumbido da sucção e das lâminas rotativas em até 80%. Oferece funcionalidades de auto-limpeza e envia-lhe alertas através da aplicação complementar DJI Home para o informar quando a água ou os sacos de recolha de pó precisam de ser substituídos.
Embora os Romo estejam actualmente limitados à China, a DJI planeia levá-los para os mercados globais ainda este ano de acordo com o site DroneDJ. Quanto ao preço, o DJI Romo começa nos 4 699 CNY (cerca de 563 euros) para a variante S, enquanto a variante P, totalmente transparente, está disponível por 6 799 CNY (cerca de 814 euros), o que se encontra na mesma gama de preços que outros fabricantes tradicionais de marcas como a iRobot, a criadora do Roomba. No entanto, se acabar por chegar à Europa, os preços serão certamente diferentes.