A SpaceX diz que uma actualização da rede causou a interrupção generalizada do serviço de acesso à Internet via satélite Starlink na Quinta-feira. A empresa enviou uma mensagem aos revendedores dos serviços Starlink que lança mais luz sobre o que desencadeou a perturbação. Anteriormente, um executivo da SpaceX disse que a perturbação se deveu a uma “falha de serviços essenciais de software interno que operam a rede principal”, sem dar mais detalhes.
Mas na mensagem aos revendedores, a SpaceX atribuiu o erro a um “procedimento de actualização”, que envolveu a implementação de software nos “clusters de computação em terra” do Starlink.
A mensagem não fala dos pormenores técnicos da actualização. Mas o Starlink funciona utilizando satélites em órbita para retransmitir dados de antenas e instalações terrestres ligadas a redes de fibra. A mensagem explica que uma rara combinação de factores durante a actualização causou uma perturbação na rede principal do Starlink, sobrecarregando o sistema enquanto o tráfego estava a ser distribuído pela infra-estrutura de computação.
A interrupção resultante ocorreu por volta do meio-dia, hora do Pacífico nos Estados Unidos. Como resultado, os subscritores em toda a América do Norte e noutras partes do mundo foram forçados a ficar offline, levando muitos a procurar serviços de internet alternativos. Embora a SpaceX tenha conseguido restaurar o acesso para a maioria dos utilizadores em cerca de 2 horas e meia, alguns clientes relataram problemas de ligação durante várias horas mais ou até ao dia seguinte e no fim-de-semana.
Esta interrupção de serviço foi a mais longa na história do Starlink, um meio de acesso à Internet via satélite que se tornou vital para muitos utilizadores em áreas rurais e remotas, juntamente com a Ucrânia devastada pela guerra. Mas desde a interrupção, alguns utilizadores do Starlink relataram melhorias nas velocidades de acesso, o que levou a especular de que a interrupção estaria relacionada com uma actualização da rede.
“Normalmente, a minha média é de cerca de 110 Mbps-150 Mbps de download, mas hoje estou a obter 200 Mbps-250 Mbps. Atingi máximos de 346+Mbps”, escreveu um utilizador no Reddit. Ainda assim, outros relataram problemas de ligação e velocidades mais lentas desde a interrupção.
Para os utilizadores do Starlink que ainda estão com problemas, a empresa actualizou a sua página de suporte técnico do Starlink para dizer: “por favor, desligue e reinicie todo o equipamento Starlink e de terceiros.”