PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: SpaceX atribui interrupção do serviço Starlink a uma actualização da rede
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Internet > SpaceX atribui interrupção do serviço Starlink a uma actualização da rede
InternetNotícias

SpaceX atribui interrupção do serviço Starlink a uma actualização da rede

A SpaceX deu mais detalhes sobre o que causou a interrupção global do serviço Starlink na semana passada.

Pedro Tróia
Publicado em 28 de Julho, 2025
Tempo de leitura: 3 min
Starlink
Imagem - Starlink

A SpaceX diz que uma actualização da rede causou a interrupção generalizada do serviço de acesso à Internet via satélite Starlink na Quinta-feira. A empresa enviou uma mensagem aos revendedores dos serviços Starlink que lança mais luz sobre o que desencadeou a perturbação. Anteriormente, um executivo da SpaceX disse que a perturbação se deveu a uma “falha de serviços essenciais de software interno que operam a rede principal”, sem dar mais detalhes.

- Publicidade -

Mas na mensagem aos revendedores, a SpaceX atribuiu o erro a um “procedimento de actualização”, que envolveu a implementação de software nos “clusters de computação em terra” do Starlink.

A mensagem não fala dos pormenores técnicos da actualização. Mas o Starlink funciona utilizando satélites em órbita para retransmitir dados de antenas e instalações terrestres ligadas a redes de fibra. A mensagem explica que uma rara combinação de factores durante a actualização causou uma perturbação na rede principal do Starlink, sobrecarregando o sistema enquanto o tráfego estava a ser distribuído pela infra-estrutura de computação.

A interrupção resultante ocorreu por volta do meio-dia, hora do Pacífico nos Estados Unidos. Como resultado, os subscritores em toda a América do Norte e noutras partes do mundo foram forçados a ficar offline, levando muitos a procurar serviços de internet alternativos. Embora a SpaceX tenha conseguido restaurar o acesso para a maioria dos utilizadores em cerca de 2 horas e meia, alguns clientes relataram problemas de ligação durante várias horas mais ou até ao dia seguinte e no fim-de-semana.

Esta interrupção de serviço foi a mais longa na história do Starlink, um meio de acesso à Internet via satélite que se tornou vital para muitos utilizadores em áreas rurais e remotas, juntamente com a Ucrânia devastada pela guerra. Mas desde a interrupção, alguns utilizadores do Starlink relataram melhorias nas velocidades de acesso, o que levou a especular de que a interrupção estaria relacionada com uma actualização da rede.

“Normalmente, a minha média é de cerca de 110 Mbps-150 Mbps de download, mas hoje estou a obter 200 Mbps-250 Mbps. Atingi máximos de 346+Mbps”, escreveu um utilizador no Reddit. Ainda assim, outros relataram problemas de ligação e velocidades mais lentas desde a interrupção.

Para os utilizadores do Starlink que ainda estão com problemas, a empresa actualizou a sua página de suporte técnico do Starlink para dizer: “por favor, desligue e reinicie todo o equipamento Starlink e de terceiros.”

- Publicidade -
Etiquetas:SpaceXStarlink
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Dreame | H15 Pro
NotíciasRobots

Dreame “aquece” o mercado com o novo H15 Pro Heat: este aspirador lava a 55 graus

Tempo de leitura: 2 min
©Hisense | Devialet
MultimédiaNotícias

Devialet entra em força na Hisense: há televisões e um home theatre com um som “renovado”

Tempo de leitura: 1 min
©Nick Karvounis | Porto
InovaçãoNotícias

Paredes, tectos e pavimentos podem ser baterias térmicas? É o que este projecto liderado por portugueses quer demonstrar

Tempo de leitura: 3 min
NotebookLM
Inteligência ArtificialNotícias

Google acrescenta resumos em vídeo ao NotebookLM

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}