Imagine que está à procura de um sofá castanho, em tecido, com cinco lugares e uma chaise longue para a sua sala. Actualmente, se fizer esta pesquisa no Google, os resultados podem não corresponder bem ao que quer encontrar.
Contudo, se estes termos forem transformados num prompt (instrução) para uma IA, a imagem gerada pode ter mais que ver com a nossa ideia. É este o conceito por trás de uma nova funcionalidade que a Google vai ter no seu ‘AI Mode’ do motor de busca, um recurso que começará por ser lançado nos EUA, no Outono.
«A nossa tecnologia de correspondência visual irá gerar várias opções de imagem e usar os cinquenta mil milhões de produtos do Shopping Graph para mostrar listagens de artigos visualmente semelhantes de que poderá gostar», explica Danielle Buckley gestora de produto da Google.
Assim, são-nos apresentadas várias imagens geradas por IA desse sofá (pode ser qualquer outro objecto, mobiliário ou roupa), das quais temos de escolher uma que se aproxima mais do que queremos. De seguida, o Google vai apresentar imagens reais de produtos o mais semelhantes possível, em lojas online.
Também apenas nos EUA, para já, está disponível uma nova ferramenta (imagem em cima) que permite ver como nos fica uma determinada peça de roupa, depois de carregarmos uma foto nossa. «Depois de ter sido apresentada como uma experiência limitada no Search Labs, esta opção está agora a chegar à Pesquisa, ao Google Shopping e aos resultados de produtos no Google Imagens», diz a empresa.
Para já, a Google não deu informações sobre a disponibilidade destas duas ferramentas noutros mercados além dos EUA, pelo que a sua chegada à Europa e a Portugal ainda é uma incógnita.