A Apple avançou com uma acção judicial contra Jon Prosser, onde o acusa de ter «acedido de forma indevida a segredos comerciais relacionados com o iOS 26». O leaker terá recorrido a um intermediário, Michael Ramacciotti, para obter informações a partir de um iPhone usado por um engenheiro da Apple.
Michael Ramacciotti terá descoberto o código deste iPhone e, durante um período em que Ethan Lipnik estava ausente, aproveitou para aceder ao smartphone. Segundo a acusação, o software foi «mostrado a Prosser por videochamada, a qual terá sido gravada, partilhada com terceiros e usada para criar imagens renderizadas das novas funcionalidades do sistema», escreve o The Verge.
A empresa liderada por Tim Cook acusa Jon Prosser de ter «oferecido dinheiro ou uma possível oportunidade de emprego» a Ramacciotti para que este acedesse ao iPhone do seu amigo Ethan Lipnik, engenheiro da Apple envolvido no desenvolvimento do sistema operativo que viria a chamar-se iOS 26.
A Apple ficou a saber deste caso em Abril, depois de receber um e-mail anónimo, e alega ter na sua posse uma «mensagem de voz enviada por Ramacciotti ao engenheiro, onde pede desculpa e responsabiliza Prosser pelo sucedido». Esta prova foi cedida pelo próprio Ethan Lipnik, que acabaria por ser despedido.
Em Janeiro de 2025, o leaker mostrou, em vídeo, uma primeira antevisão do que se pensava ser o iOS 19, com novidades na aplicação da câmara. Em Março, mostrou o novo design das Mensagens e, em Abril, partilhou, no YouTube, o que chamou de a «maior fuga de informação de sempre do iOS», onde se podia ver o design Liquid Glass.
No X, Jon Prosser nega a versão apresentada pela Apple: «Não foi assim que as coisas aconteceram. Tenho provas disso. Não planeei aceder ao iPhone de ninguém. Nunca tive palavras-passe, nem soube como a informação tinha sido conseguida».
A Apple pede ao tribunal uma indemnização e uma injunção que proíba Jon Prosser de «voltar a divulgar segredos comerciais da empresa» (pode ler o processo completo, aqui). A marca sublinha que, apesar de o iOS 26 já ter sido oficialmente apresentado, o iPhone em questão tinha «elementos de design que ainda não foram revelados pela Apple», conclui o The Verge.