Na próxima versão do sistema operativo do iPhone, o iOS 26, a Apple vai introduzir uma funcionalidade de “Conteúdo Sensível” que pode colocar em pausa um vídeo no FaceTime quando detecta que alguém se está a despir no ecrã. Especificamente, se for detectada nudez, a transmissão será interrompida com um aviso. “O áudio e o vídeo foram pausados porque poderá estar a mostrar algo sensível”, lê-se no aviso. “Se se sentir desconfortável, deve terminar a chamada.” Se não se sentir desconfortável, terá a opção de regressar à chamada e continuar.
Por mais estranha que a nova funcionalidade pareça, a intenção é boa. Trata-se de uma funcionalidade concebida para ajudar a proteger as crianças, porque a Internet é um local perigoso para os mais novos. Contudo, de acordo com o YouTuber iDeviceHelp, a funcionalidade, que faz parte de um novo conjunto de “Ferramentas Familiares”, parece também estar activa para adultos na versão beta para programadores do iOS 26. Como se trata de uma versão de testes, pode mudar quando o software for lançado no Outono.
In iOS 26 FaceTime will pause the Video if you’re undressing while on a FaceTime call here’s the on screen prompt warning that you get asking if you would like to resume audio and video or End the call.👇 pic.twitter.com/fBs0aKUPCy
— iDeviceHelp (@iDeviceHelpus) July 2, 2025
Se está a ler isto e preocupado que a Apple esteja a espiar as suas chamadas FaceTime, a Apple afirma que a sua funcionalidade de “Detecção de Conteúdo Sensível” funciona exclusivamente dentro do dispositivo. Quer dizer que não há informações de vídeo retransmitidas para a nuvem ou armazenadas num servidor. Quanto a saber se esta funcionalidade está activa por predefinição, é difícil dizer. Algumas pessoas relatam que está desactivada por predefinição, mas iDeviceHelp parece sugerir que não.
Para desactivar a funcionalidade, pode ir a Definições, depois Aplicações, tocar em FaceTime e desactivar “Aviso de Conteúdo Sensível”.