A Google anunciou que o YouTube vai deixar de ter lives criadas por crianças: a partir de 22 de Julho, só quem tiver dezasseis anos ou mais é que vai poder usar este recurso da plataforma de vídeos. Esta mudança vem ainda acompanhada de outras regras.
«As transmissões ao vivo de utilizadores entre treze e quinze anos que não estejam claramente acompanhadas por um adulto poderão ter o chat ao vivo desativado, e a conta poderá perder temporariamente o acesso a esse ou outros recursos», escreve a empresa no seu site de apoio.
Depois, se um menor de dezasseis anos quiser «participar numa transmissão ao vivo numa conta de um adulto», o proprietário «precisa de estar presente de forma visível na transmissão», sendo que será obrigatório que ambos interajam com um peso igual na live.
Segundo o YouTube, isto serve para que a plataforma saiba que os vídeos em directo são uma «criação conjunta» entre uma adulto e uma criança, e não uma forma de um maior de idade possibilitar a um menor contornar estas novas regras.