Os próximos tempos serão de transformação para a Revolut, em Portugal. Este Verão, o banco vai ter acesso a um IBAN português e abrir uma sucursal em Portugal; desta forma, a operação da fintech da Estónia no País fica equiparada à da banca tradicional.
Quando isto acontecer, a Revolut passa a poder oferecer aos clientes portugueses produtos financeiros, como créditos pessoais, além de ser integrada nos sistemas da SIBS. Os cartões de crédito podem ser outros dos lançamentos da empresa, assim que seja reconhecida pelo Banco de Portugal.
Duas das coisas que não estarão no horizonte da marca serão a abertura de balcões físicos e o lançamento do crédito à habitação, confirmou Rúben Germano, general manager da Revolut Portugal, à Agência Lusa, citado pelo Público.
E se os balcões físicos estão fora do horizonte da Revolut, para Portugal, há outro objectivo igualmente físico que vai ser cumprido: a fintech vai trazer as suas caixas ATM para Portugal, em 2026. A confirmação foi dada pela empresa, na sequência do anúncio de um projecto-piloto em Espanha.
Aqui ao lado, a Revolut implementou cem ATM em Madrid e Barcelona (cinquenta em cada cidade) e prevê ter mais «150» em cidades como «Valência e Málaga». A localização de todas as caixas vai, ainda, poder ser vista num mapa disponível na app Revolut.
«Espanha torna-se assim o primeiro mercado a receber este novo produto físico da Revolut, com planos futuros de expansão para outros mercados na Europa a partir de 2026, incluindo a Alemanha, Itália e Portugal», revela a empresa.
Estas caixas também podem ser usadas por quem não seja cliente da Revolut, mas, neste caso, será aplicada uma «taxa competitiva»; o objectivo da empresa é, também, fazer com que as suas ATM sejam uma «alternativa inteligente às ATM tradicionais com elevadas taxas de câmbio e transparência limitada».
Além do levantamento de dinheiro, estas caixas vão ainda servir para criar contas Revolut «em minutos», com direito a um «cartão físico» emitido no momento. «Com um design elegante, a nova ATM possui um grande ecrã tátil de 32 polegadas, proporcionando uma experiência de utilizador intuitiva e envolvente», promete a fintech.