A Microsoft revelou que vai integrar uma nova funcionalidade no Windows 11, chamada “Cross Device Resume”, que permite que as aplicações se sincronizem sem interrupções entre o Android e o PC. Para a demonstrar, a empresa usou a aplicação do serviço de streaming de música Spotify.
A Microsoft apresentou uma nova funcionalidade que chegará em breve ao Windows 11 que permitirá aos programadores de aplicações implementar o “Cross Device Resume” nas suas aplicações. Esta funcionalidade é muito semelhante à funcionalidade “Handoff” da Apple, disponível no Mac e iPhone, que permite que as aplicações se sincronizem entre ambos os dispositivos para continuar facilmente de onde parou.
A funcionalidade foi revelada durante uma sessão da Build 2025 intitulada “Create Seamless Cross-Device Experiences with Windows for your app” (Crie Experiências Contínuas Entre Dispositivos com o Windows para a sua aplicação), mas o vídeo dessa sessão foi editado para apagar a demonstração que mostrava o Cross Device Resume.
Mas como o que entra na Internet é para sempre, o utilizador da rede social X com o handle @phantomofearth conseguiu ver a sessão antes de ser alterada. Na demonstração agora apagada, a Microsoft mostra o Spotify como uma aplicação que irá tirar partido do Cross Device Resume. A demonstração começa num telemóvel Android a reproduzir uma canção na aplicação Spotify.
No Windows, a aplicação Spotify aparece na Barra de Tarefas com um ícone de telefone ao lado. Passar o rato sobre o ícone mostra que o Spotify está actualmente aberto no telefone, quando se clica no ícone abre-se a aplicação Spotify no Windows e transporta o utilizador para a mesma música que haja continuidade na reprodução do som.
A integração sem interrupções pode até continuar a reproduzir a canção do momento exacto em que decidiu abrir a aplicação no seu PC, criando uma experiência contínua entre dispositivos.
O Spotify foi usado para a demonstração nesta instância, mas parece que o WhatsApp também vai tirar partido do Cross-Device Resume. Os programadores vão poder integrar esta experiência nas suas aplicações, o que a Microsoft diz que fornecerá outra via para os utilizadores descobrirem as suas aplicações para dispositivos móveis no Windows.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft anuncia funcionalidades semelhantes ao Handoff para o Windows. Em 2020, anunciou o Project Rome, uma ferramenta que permitiria aos programadores sincronizar dados de aplicações entre PC Windows e telefones. Esta nova funcionalidade Cross Device Resume parece ser uma substituição (ou continuação) do Project Rome.