A We Are Rewind, uma marca francesa conhecida por recuperar o espírito analógico com um toque mais tecnológico, tem outro pedaço de nostalgia na manga.
Em 2024, testámos um gadget que nos fez regressar aos anos oitenta e noventa: um leitor de cassetes acompanhado por um par de auscultadores Bluetooth, ambos com carregamento USB-C. Este modelo ganha, agora, um sucessor, maior e mais capaz.
A novidade é o GB-001, uma boombox a fazer lembrar os rádios gigantes com dois leitores de cassetes que víamos com frequência nas praias e nos parques, há trinta/quarenta anos. E, mais uma vez, a We Are Rewind mistura o visual icónico dos anos oitenta com tecnologia actual.
Este novo equipamento reproduz e grava cassetes, mas também é uma coluna Bluetooth. Como o Cassette Player, tem uma caixa em alumínio escovado, aqui em preto e com detalhes em prateado. Entre os detalhes que saltam à vista, estão a pega dobrável, medidores VU iluminados e um painel frontal com vários de botões.
O mecanismo de reprodução de cassetes permite afinar «manualmente a velocidade do motor, assegurando uma leitura mais precisa», diz a marca; a compatibilidade com fitas Tipo I e Tipo II também está assegurada. A GB-001 tem ainda Bluetooth 5.4 e ligação jack de 3,5 mm (que pode ser usada com um microfone).
No que à potência sonora diz respeito, temos quatro altifalantes (dois woofers para «graves encorpados» e dois tweeters de «cúpula suave para frequências altas mais nítidas») que debitam «104 W de potência RMS». A marca fala ainda num «sistema de controlo dinâmico de potência que ajuda a manter a clareza sonora, mesmo em volumes mais elevados».
A autonomia normal, ou seja, em modo de leitor de cassetes e com música a sair pelos altifalantes, é de dez horas; se forem usados auscultadores via jack de 3,5 mm, pode chegar às «28 horas». Para já, a GB-001 ainda não está à venda, mas as encomendas devem abrir em breve: o preço, contudo, já é conhecido: 449 euros.