De acordo com os dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2023 (IPCTN23), publicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a NOS foi a empresa que mais investiu em inovação em Portugal.
O operador de telecomunicações investiu um montante de 96,6 milhões de euros, um crescimento de quase 22% em relação ao ano anterior e lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo. A tecnológica figura no top 3 das empresas nacionais que mais investem em I&D desde 2018.
O Grupo Altice Portugal manteve a segunda posição com 86,3 milhões de euros, tendo subido o valor investido, e o top 3 é fechado pelas Empresas Sonae com 64,1 milhões de euros. A EDP que, no ano de 2022, ocupava o terceiro lugar ficou em quarto lugar tendo investido 61,8 milhões.
O relatório mostra ainda que a despesa em I&D das empresas nacionais cresceu 10% tendo atingido os 2 844 milhões de euros, o que representa 1,06% do Produto Interno Bruto (PIB). As cem empresas que mais investiram em inovação continuam a corresponder a 5% do número total de empresas que declararam actividades de I&D no IPCTN23, contudo, foram responsáveis por metade da despesa em I&D (50%) e por 35% do pessoal em I&D deste sector.
Ao nível dos recursos humanos, a Altice Portugal continua a ser a empresa que tem mais profissionais alocados às áreas de inovação com 652 colaboradores, seguido da Hovione com 619. Na terceira posição ficou o grupo Sonae com 570 talentos alocados ao I&D. A NOS conta com 330 profissionais ligados à inovação, tendo aumentado 52 pessoas nessa área desde o ano anterior.
A NOS destaca ainda que foi a entidade nacional que mais pedidos de patentes submeteu em 2024 (22 ), de acordo com o Patent Index 2024 do Instituto Europeu de Patentes (IEP).