Quem comprar uma cópia física do novo Doom: The Dark Ages vai ter de descarregar à mesma o jogo a partir dos servidores da Bethesda. Segundo o DoesItPlay.org, os discos para PlayStation 5 e Xbox Series X de Doom: The Dark Ages praticamente não contêm dados do jogo. Tal como os futuros cartuchos de jogo da Nintendo Switch 2, inserir estes discos apenas inicia o download da versão digital completa.
O disco para PS5 inclui aproximadamente 85 MB de dados, enquanto o disco para a Xbox Series X contém cerca de 300 MB. Embora o tamanho exacto do download da Xbox permaneça desconhecido, a versão para PS5 requer um download de 84 GB. Uma captura de ecrã da versão para PC indica que o download da Steam ronda os 64 GB. Uma vez instalado, já não será preciso estar ligado à Internet para jogar.
A Bethesda parece ter padronizado esta abordagem, uma vez que tanto Starfield como Indiana Jones and the Great Circle são enviados em discos com apenas dados parciais. Da mesma forma, NBA 2K25, Hogwarts Legacy e Alan Wake II apenas permitem segmentos iniciais de jogabilidade antes de ser necessário ir buscar o resto do jogo à Internet. Para além do inconveniente de ter de esperar mais ou menos tempo para poder começar a jogar (dependendo da velocidade do acesso à Internet), esta tendência levanta sérias preocupações sobre a preservação dos jogos.
A série Call of Duty é um exemplo particularmente extremo. A Activision enfrentou reacções negativas por lançar Modern Warfare II com apenas 70 MB no disco e um download obrigatório de 150 GB. Surpreendentemente, os dois títulos seguintes, Modern Warfare III e Black Ops 6, contêm os mesmos dados de Modern Warfare II. A partir daí, os utilizadores podem descarregar os modos de jogo independentemente.
Estes discos funcionam mais como licenças físicas que podem ser trocadas ou vendidas, sinalizando uma mudança para um futuro totalmente digital. Embora este já seja o caso no PC, a presença de múltiplas lojas digitais oferece aos utilizadores mais flexibilidade. Por exemplo, Doom (2016) foi lançado recentemente sem DRM na GOG.
Quem comprar uma placa gráfica Nvidia RTX 5070, 5070 Ti, 5080 ou 5090 recebe uma cópia gratuita do jogo. Quem for assinante do Game Pass já pode “pré-instalar” Doom: The Dark Ages quer será desbloqueado a 15 de Maio à meia-noite, hora da Nova Zelândia (13h00 de dia 14 de Maio em Lisboa). A edição premium oferece dois dias de acesso antecipado. Adicionalmente, as versões para Xbox, Windows Store e Battle.net suportam funcionalidade cross-buy.