PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Estatísticas recentes sugerem que o Google está a perder utilizadores para o Microsoft Bing e outros motores de busca.
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Internet > Estatísticas recentes sugerem que o Google está a perder utilizadores para o Microsoft Bing e outros motores de busca.
InternetNotícias

Estatísticas recentes sugerem que o Google está a perder utilizadores para o Microsoft Bing e outros motores de busca.

Apesar das dúvidas e das piadas sobre a qualidade dos resultados das pesquisas do Bing, parece que as alterações ao algoritmo de pesquisa da Google, que dão prioridade a artigos publicados no Reddit e a respostas por inteligência artificial, podem estar a levar os utilizadores a experimentarem o motor de busca da Microsoft.

Pedro Tróia
Publicado em 5 de Maio, 2025
Tempo de leitura: 4 min
©Brett Jordan | Google
©Brett Jordan

O relatório de resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 da Microsoft foi dominado principalmente pela cloud, embora a Inteligência Artificial também tenha tido muito a dizer durante as festividades. O Microsoft Copilot é alimentado pelo ChatGPT e outras tecnologias da OpenAI, e integra profundamente com o Bing Search para fornecer informações em tempo real da web. A Microsoft revelou durante o anúncio dos resultados, que o Bing registou um crescimento de 22% na taxa de interacção face ao mesmo período no ano passado, provavelmente impulsionado pelas razões mencionadas acima.

- Publicidade -

Dados do Statista e do StatCounter, mostram um declínio na quota de mercado das buscas através do Google. Ambas as plataformas utilizam metodologias diferentes para contabilizar as quotas de mercado, mas StatCounter mostra agora que a quota de mercado do Google está abaixo dos 90% este ano. Esta é a primeira vez que acontece.

O Statista mostra que o Bing está com uma tendência de subida com um aspecto muito generoso se se traçar um gráfico dos últimos dez anos. Outros motores de busca como o Ecosia e o DuckDuckGo também registaram um crescimento considerável.

Statista
Imagem – Statista

O Statista sugere que o Google e o Bing estão em tendências inversas neste momento, com o Bing a erodir gradualmente a quota de pesquisa da Google.

É improvável que haja uma única razão para esta queda do Google, mas é possível explorar algumas possibilidades sobre o que se está a passar:

  • A Google perdeu processos anti-trust relacionados com a pesquisa, o que a obrigou a oferecer aos utilizadores motores de busca alternativos durante o processo de configuração do Android em alguns mercados.
  • O Google tem inundado os resultados das pesquisas com conteúdo gerado por inteligência artificial e publicações no Reddit que muitas vezes não têm contexto.
  • A ascensão de motores de busca “éticos” como o Ecosia e o DuckDuckGo também deu alternativas aos utilizadores.
  • Alternativas europeias, como o Ecosia, poderão estar a registar crescimento, uma vez que os países afectados pela campanha de tarifas de Trump procuram rejeitar produtos americanos.
  • Graças, talvez em parte, ao ChatGPT e ao Copilot, o Bing Search está agora a oferecer resultados com os padrões de qualidade que a Google estabeleceu anteriormente.
  • A poluição da web com conteúdos gerados por inteligência artificial pode estar a compelir os utilizadores a alterarem os hábitos de busca através do Google e a procurar alternativas, descobrindo subsequentemente que há outras opções para procurar conteúdos na Internet.

O Google ainda detém mais de 89,9% da quota de mercado global de motores de busca, mas uma queda de um único ponto representa dezenas de milhões de utilizadores, dado que a sua base de utilizadores global ainda representa cerca de 5 mil milhões de pessoas.

Apesar deste crescimento, parece improvável que o Bing ou qualquer outro motor de busca possa desafiar a posição dominante da Google tão cedo, mas se a tendência de queda continuar, pode ser a oportunidade que os outros motores de busca precisavam para crescer.

- Publicidade -
Etiquetas:Google
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

InternetNotícias

Estão a circular outra vez clips de videojogos que tentam passar por vídeos reais de um conflito, desta vez é o que opõe Israel ao Irão

Tempo de leitura: 7 min
WhatsApp
InternetMercadosNotícias

Afinal, para já, o WhatsApp não vai ter publicidade no espaço europeu

Tempo de leitura: 3 min
Windows Update
NotíciasSoftware

Microsoft começa a remover drivers antigos do Windows Update

Tempo de leitura: 3 min
Netflix_Logo
MultimédiaNotícias

Netflix transforma-se num operador de TV com uma nova parceria com a TF1

Tempo de leitura: 4 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}