Gostamos de computadores em all-in-one porque ocupam menos espaço que os desktop tradicionais. No entanto, têm o problema de serem menos expansíveis, principalmente agora em que todos os fabricantes com o ofertas deste tipo usam motherboards, CPU, e placas gráficas de portátil, com todos os componentes soldados directamente na placa, o que impede a substituição por hardware mais recente, se for necessário. A única excepção é a memória RAM e, em certos casos, o SSD.
É o caso deste OminiStudio, que traz um CPU Intel Core Ultra 7 115H (criado exclusivamente para portáteis) e a placa gráfica dedicada GeForce RTX 4050, edição laptop, com 6 GB de memória GDDR6. Qual é o problema disto? Os componentes para portáteis são desenvolvidos com o consumo energético em mente, logo, até ver, são sempre menos poderosos que os para desktop.
Igual ao de 27” só que maior
Por dentro (exceptuado a presença da gráfica da Nvidia) e por fora, o X 32 é exactamente igual ao do modelo de 27 polegadas que testámos há uns meses, só que o chassis é maior, para acomodar o ecrã: aqui, temos um IPS de 31,5 polegadas 4K com uma imagem bastante equilibrada em termos de contraste e de cor. A traseira é toda em plástico cinzento, com o logo da HP, duas entradas USB-A, uma USB-C, uma RJ-45 para ligações de rede e uma entrada combinada para auscultadores e microfone. Na parte de cima está uma câmara retráctil, compatível com o sistema de autenticação Windows Hello.
O suporte permite ajustar a altura e rodar o PC – uma característica interessante está no facto de incluir um conjunto de entradas USB para facilitar a vida ao utilizador, evitando que tenha de usar as traseiras. A coisa menos boa é o sistema que a HP arranjou para o encaixar na parte de trás do PC, porque não agarra bem o computador: basta um toque com mais força para o X 32 ir parar ao chão e pegar no conjunto pela base é algo que não vai querer fazer. Infelizmente, sabemos disto por experiência própria…
O hardware é igual, o desempenho não
Para testar o OmniStudio X 32 usámos o conjunto de benchmarks aplicados aos computadores de secretária para trabalho, ou seja, PCMark e 3D Mark Wild Life. Os resultados obtidos com o primeiro foram estranhos: apesar de usar um processador igual ao do modelo de 27 polegadas, o valor geral obtido pelo X 32 foi mais baixo; mas, no teste de produtividade, foi mais alto. A única explicação que conseguimos encontrar para esta discrepância prende-se com alguma actualização do Windows que alterou o desempenho do PC em algumas tarefas.
Já no teste gráfico, como seria de esperar (visto ter uma placa gráfica dedicada), os resultados foram muito melhores que os do modelo de 17 polegadas, que tem apenas o GPU integrado no processador.
Distribuidor: HP
Preço: €3499
Benchmarks
- PCMark geral: 6529
- PCMark Produtividade: 9484
- 3D Mark Wild Life: 29998
Ficha Técnica
Processador: Intel Core Ultra 7 155H
Memória: 32 GB DDR5
Armazenamento: SSD M.2 NVMe PCIe 4 com 1 TB
Placa Gráfica: Nvidia GeForce RTX 4050 Laptop com 6 GB de memória GDDR6 dedicada, Intel Arc integrada no processador
Ecrã: IPS com 31.5” 4K UHD (3840 x 2160)
Ligações: 2 x USB-C, 4 x USB-A, jack de 3,5 mm, RJ-45, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4
Dimensões: 714,8 x 200 x 565,5 mm
Peso: 9,56 kg