PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Mais saúde!
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Há Uma App Para Tudo > Mais saúde!
Há Uma App Para TudoOpinião

Mais saúde!

Do agendamento de consulta, à marcação de exames e ao pedido de receituário, todas as interações com o SNS, mesmo as mais pequenas, são registadas com uma eficácia tremenda.

António Simplício
Publicado em 13 de Outubro, 2024
Tempo de leitura: 3 min
Freepik

No último ano meio surgiu uma linha de pensamento que diz que o smartphone pode não ser o dispositivo mais apropriado para lidar com o advento da inteligência artificial. Há, até, quem lhe tivesse feito o enterro a prazo. Sou da opinião – daí a esta coluna – de que a notícia desta morte será mesmo um exagero. O que parece ser óbvio é que, por razões de marketing e do efectivo aumento da produtividade ou eficiência, quase todas as aplicações que “habitam” as stores estejam a receber este incremento.

- Publicidade -

Depois do lançamento do ChatGPT para smartphones, a OpenAI (talvez a mais proeminente empresa nesta área) anunciou também a entrada na “guerra” das pesquisas – não demorará muito até tenhamos, também aqui, uma das maiores revoluções aplicacionais. Algo que venha, de alguma forma, questionar o monopólio Google é digno desse epíteto – aliás, como utilizador da app ChatGPT, são já muitas as vezes que a uso, em detrimento do browser.

Este mês, no entanto, e ainda que em contracorrente com todas as notícias que oiço e vejo sobre o SNS, deixem-me que partilhe a excelência da aplicação do Centro Hospitalar de Lisboa Central. Devido a uma intervenção cirúrgica que tive de fazer, vi-me na contingência de instalar a aplicação – devo referir que não haverá, no domínio dos hospitais privados, algo que seja superior à Mais CHULC. O nome não é, por certo, o mais apelativo, mas a sua eficácia é tremenda, além de ter uma integração muito bem feita com os equipamentos disponíveis nos hospitais de Lisboa Central, com os portais do utente do SNS, da autenticação Gov.pt e de todos os outros, no Ministério da Saúde.

Do agendamento de consulta, à marcação de exames e ao pedido de receituário, todas as interações com o SNS, mesmo as mais pequenas, são registadas com uma eficácia tremenda. Um pequeno, mas elucidativo exemplo: a grande maioria dos hospitais já tem, nas salas de espera, uma máquina onde retiramos uma senha para sermos atendidos, onde está uma ranhura onde inserimos o seu cartão de cidadão, o que valida imediatamente a marcação e atribui uma senha. Esta senha fica, de imediato, disponível no smartphone. É algo simples? É, mas está bem feito! Faltam médicos? Sim. O SNS é perfeito? Muito longe disso. Esta aplicação excedeu as minhas expectativas? De longe!

Adianto um pouco mais: há dezassete anos que esperava por um médico de família. Soube em Maio que, finalmente, tinha alguém que me iria acompanhar e agendaram-me a primeira consulta para o início de Setembro. Durante este processo, fiquei a saber que a nova médica acedeu à minha informação clínica quinze dias antes da consulta. Com esta antecedência, vai parecer que nos conhecemos desde sempre.13

- Publicidade -
Etiquetas:appMais CHULCOpenAISNStransformação digital
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Siva Photography | ChatGPT
Há Uma App Para TudoOpinião

Quem alimenta a máquina?

Tempo de leitura: 2 min
Windows_11
O Que Vem à RedeOpinião

Mudar não é (sempre) ganhar

Tempo de leitura: 3 min
O Que Vem à RedeOpinião

Prótese intelectual

Tempo de leitura: 2 min
OpiniãoQuinta Coluna

Uma vitória pela encriptação em França (e o resto da UE?)

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}