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Como Streamers conquistam seguidores na Twitch e desbravam o setor

PCGuia Lab
Publicado em 18 de Julho, 2024
Tempo de leitura: 13 min

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são lucrativas. Muitas pessoas fizeram fortuna em plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Inclusive, as redes sociais criaram um novo tipo de profissão ou carreira, a de influenciador.

Muita gente pode não gostar da ideia e acreditar que isso não é uma carreira de verdade, mas muitos influenciadores fazem mais dinheiro do que médicos, juízes, etc. E aqui neste artigo vamos explorar como os streamer, um tipo específico de influenciador, consegue sucesso.

Exploraremos suas táticas que vão desde seguir as diretrizes da plataforma até comprar views Twitch. Se você quer ter sucesso na Twitch ou gostaria de entender melhor como a plataforma funciona, esse artigo é para você.

O que é a Twitch

A Twitch é essencialmente um serviço de streaming, mas há um destaque especial para o conteúdo relacionado a videogames. Seja esse conteúdo transmissões de competições de esportes eletrônicos ou até pessoas jogando seus jogos favoritos.

Fundada em 2011, a plataforma Twitch levou poucos anos para se tornar uma das maiores fontes de tráfego da internet em países como os Estados Unidos da América.

Dois casos de sucesso que mostram a dimensão da plataforma

Temos dois casos que mostram o poder dessa plataforma.

CazéTV

Criada por Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, ou simplesmente Casimiro, este canal começou com essencialmente o trabalho de uma pessoa só. Mas após bater recordes de audiência, investidores entraram em cena e começaram a elevar o nível da CazéTV.

Hoje, a CazéTV é uma plataforma de conteúdo enorme que envolve vários apresentadores. O que mais impressiona é que a CazéTV conseguiu os direitos de transmissão de competições esportivas importantes, como o Brasileirão Séria A, Copa do Brasil, etc.

IShowSpeed

Darren Jason Watkins Jr. também conhecido como Speed ou IShowSpeed, é um americano nascido em 2005 que se tornou um dos streamers mais bem-sucedidos de todos os tempos. Seu trabalho começou com as transmissões dele mesmo jogando seus jogos favoritos.

Por volta de 2017 ele tinha menos de 100 telespectadores em média, mas em 2022 já estava na casa das dezenas de milhões de assinantes. Estimativas indicam que seu patrimônio é de mais de 10 milhões de dólares.

Como Streamers conseguem sucesso na Twitch

Existe uma fórmula do sucesso na Twitch? Não podemos dizer que há um jeito infalível de obter sucesso na plataforma, mas os criadores de sucesso apresentam algumas características em comum. Se você pretende obter sucesso na Twitch, é uma boa ideia tentar replicar algumas dessas características. Explicaremos elas em detalhes a seguir.

Eles fazem parte de programa de afiliados

Ser um streamer bem-sucedido não é só uma questão de ter muitos seguidores, é também sobre saber como monetizar sua audiência. E um dos caminhos para a monetização é se tornar afiliado. Para isso, existe o que chamamos de programa de afiliados.

Funciona assim: O streamer promove produtos de terceiros. Por cada venda feita com o link, código promocional ou algo parecido, do streamer, uma comissão é liberada para ele. Ser afiliado pode ser bastante lucrativo.

Inclusive, o marketing de afiliados é um ramo que movimenta milhões de reais por ano só no Brasil.

Eles monetizam sua influência

Receber uma comissão por cada venda é uma forma válida de fazer dinheiro com sua audiência. Mas há também os streamers que são simplesmente garotos(as) propaganda de marcas. Isto é, eles divulgam os produtos e recebem um preço fixo por isso.

Não importa quantos produtos serão vendidos pela divulgação, o streamer recebe um valor fixo previamente combinado. Esse tipo de acordo pode chegar na casa dos milhões de reais para os maiores streamers da plataforma.

E também é bastante lucrativo para as marcas contratantes. Pense nisso, imagine divulgar seu produto para milhões de pessoas. Esse é o tamanho do público dos melhores streamers do ramo.

Eles mantêm o controle do criador e não deixam outros acessar o painel de controle de seus canais

Streamers de sucesso atraem patrocinadores e investidores. Há casos em que o investidor quer ser dono de uma parcela substancial do canal. Foi basicamente o que aconteceu com a CazéTV que atualmente possui vários donos.

Vender uma parcela do canal é uma forma válida de fazer fortuna, mas é importante se manter no papel de criador. Deixar que outras pessoas façam as transmissões do seu canal é abrir mão do que fez ele se tornar um sucesso.

Eles se afastam de temas sensíveis

Uma forma rápida de dividir sua audiência é falar de temas sensíveis. Coisas como política ou religião. Os maiores criadores de conteúdo tentam se afastar desse tipo de assunto. É claro que isso não quer dizer que você não pode ter suas próprias opiniões.

Queremos dizer que é importante separar as coisas. Se o seu canal é sobre futebol, fale sobre futebol. Se quiser, use as suas redes sociais pessoais para manifestar a sua opinião sobre temas sensíveis.

Eles atuam em nichos já estabelecidos

Um canal sobre golfe daria certo no Brasil? Não vamos dizer que é impossível, mas seria no mínimo difícil estabelecer uma boa base de espectadores fazendo esse tipo de conteúdo. Os maiores influenciadores atuam em nichos que já possuem muitas pessoas interessadas.

Estamos falando de esportes como o futebol, transmissão de gameplays ao vivo, etc.

Eles respeitam as diretrizes da Twitch

A Twitch tem regras claras para o tipo de conteúdo que é permitido em sua plataforma. Inclusive, muitos streamers contam com verdadeiras equipes de assessores que cuidam para que eles não violem as regras da plataforma.

Ser suspenso ou banido de uma plataforma como a Twitch é o tipo de coisa que pode destruir a carreira de um influenciador. Felizmente, a Twitch não é considerada uma plataforma muito rígida. Há bastante liberdade nela e seria bastante difícil fazer algo que gere o banimento da sua conta.

De qualquer forma, antes de começar a produzir conteúdo, é importante estudar os termos e condições da Twitch.

Eles compram métricas apropriadas

Comprar métricas para redes sociais é um assunto controverso. Mas na prática, muitas pessoas fazem isso, até mesmo celebridades. Para citar alguns exemplos famosos, temos Cristiano Ronaldo e Neymar. Esses são conhecidos por terem seguidores comprados para o Instagram.

Isso não é muito diferente de comprar visualizações. É claro, se você for por esse caminho, certifique-se de que está contratando uma empresa que sabe o que está fazendo.

Considerações finais sobre o sucesso dos Streamers

Se há algo que podemos aprender sobre o sucesso dos streamers é que há muito dinheiro para ser feito na internet. E não estamos falando só de ser um criador de conteúdo. Você não precisa aparecer ao vivo para fazer dinheiro com esse meio.

A internet criou várias oportunidades. Um canal de sucesso na Twitch vai precisar de um bom editor de vídeo, assistentes e outros profissionais. Se você acha que não pode ser um criador de conteúdo que fica diante das câmeras, saiba que há maneiras de ganhar dinheiro com esse meio de forma indireta.

É claro, ter o controle do criador é geralmente mais lucrativo quando o assunto é criação de conteúdo para a internet.

Seção de respostas para perguntas frequentes sobre sucesso na Twitch (FAQ)

Aqui responderemos as perguntas mais comuns sobre o sucesso na Twitch.

É possível fazer muito dinheiro na Twitch?

Sim e isso já foi provado por diversas pessoas. Já mencionamos dois casos de sucesso neste artigo, o Casemiro da CazéTV e o Speed do IShowSpeed. Ambos são milionários e chegaram nesse nível através do trabalho de criação de conteúdo especialmente na Twitch.

Mas é interessante pensar em si mesmo mais como um influenciador do que como um streamer da Twitch. Em vez de pensar em conteúdo para a Twitch apenas, pense em criar uma presença online forte. Estamos falando de YouTube, Instagram e outras plataformas.

Quanto a Twitch paga?

Artigos indicam que os parceiros da plataforma recebem algo em torno de dois dólares para cada 1.000 visualizações. Mas tenha em mente que há várias formas de monetização. As doações são uma das formas que você pode ganhar dinheiro.

Você não precisa ficar preso ao valor que a Twitch paga. Você também pode monetizar seu trabalho de outras formas. Você pode fazer uma parceria para divulgar produtos de terceiros, por exemplo.

Como uma live é monetizada na Twitch?

Através das lives é possível receber doações dos seus próprios seguidores. Pode parecer uma prática pouco lucrativa, afinal de contas, a palavra “doação” dá uma ideia que é uma pequena ajuda para alguém que precisa.

Mas a verdade é que há relatos reais de pessoas que receberam doações substanciais de seus fãs. Por exemplo, o brasileiro Leonardo “BRlk” Kuhn, que faz live de CS:GO, recebeu uma doação de R$ 900.000,00 durante uma de suas lives.

É claro que uma doação desse nível é bastante rara. Não estamos dizendo que os gamers vão fazer uma fortuna com doações, mas é possível fazer muito dinheiro dessa forma.

Quais são os games mais populares na Twitch?

Grand Theft Auto V, League of Legends, Elden Ring e Valorant são games bastante populares. Mas seja cuidadoso com esses dados. Começar um canal de streaming de jogo só porque o jogo é popular não é um bom caminho.

Os gamers que fazem dinheiro na internet realmente amam os jogos que jogam. Portanto é importante pensar no que você gosta, não só no que pode gerar engajamento.

Quais são os requisitos para ter um canal na Twitch?

De acordo com a própria Twitch, seus serviços só não estão disponíveis para menores de 13 anos. Até mesmo as lojas de aplicativo indicam que a Twitch é adequada para adolescentes. Portanto, não há muitas restrições em relação a quem pode usar a plataforma.

Quanto tempo para monetizar na Twitch?

Isso varia de pessoa para pessoa. Monetizar nessa plataforma depende do cumprimento de alguns critérios. Você precisa atingir 50 seguidores, transmitir por 8 horas, transmitir em 7 dias diferentes e ter uma média de três espectadores. Tecnicamente é possível conseguir isso em uma semana.

Mas é normal levar mais tempo do que isso. Em alguns casos, semanas ou até meses serão necessários. O importante é não desanimar e focar no longo prazo.

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