PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Microsoft investiu na OpenAI com medo da Google: «Estamos vários anos atrás deles»
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > Microsoft investiu na OpenAI com medo da Google: «Estamos vários anos atrás deles»
Inteligência ArtificialNotícias

Microsoft investiu na OpenAI com medo da Google: «Estamos vários anos atrás deles»

Em e-mails de 2019 tornados públicos, a Microsoft mostra-se impressionada com os rápidos desenvolvimentos feitos pela Google em IA.

Ricardo Durand
Publicado em 2 de Maio, 2024
Tempo de leitura: 2 min
©Google | I/O
©Google

Numa troca de e-mails que foi tornada pública como parte do processo antitrust em curso do Departamento de Justiça dos EUA contra a Google, ficou a saber-se que a Microsoft decidiu investir quase mil milhões de euros na OpenAI com medo dos avanços da Google na inteligência artificial.

- Publicidade -

Por exemplo, numa mensagem a que o The Verge teve acesso, com o assunto ‘Pensamentos sobre OpenAI’, enviada em 2019 por Kevin Scott (CTO da Microsoft) a Satya Nadella (CEO) e a Bill Gates, destaca-se o facto de a Google ter uma grande ambição no que respeita ao desenvolvimento de IA, coisa que falta às equipas de Microsoft.

Kevin Scott lembra que a Google já tinha, em Junho de 2019, um modelo de IA (o BERT) completamente funcional, enquanto a Microsoft lutava por tentar replicar este recurso, o que demorou seis meses: «Comparei as diferenças de potencial entre o nosso modelo e o da Google e fiquei muito, muito preocupado».

©The Verge / DR.
©The Verge / DR.

O CTO da Microsoft assume mesmo que a empresa estava, na altura, «vários anos atrás da concorrência» no campo do «machine learning». Pelo tom deste e-mail, é fácil perceber que a Microsoft ficou impressionada com os rápidos desenvolvimentos feitos pela Google em IA.

Estes e-mails são apontados como a “faísca” que levou a Microsoft a investir na OpenAI, como forma de acelerar a aposta da empresa nesta tecnologia. Actualmente, a Microsoft já investiu cerca de 12,5 mil milhões de euros na criadora do ChatGPT e, como é sabido, este modelo de linguagem é a base do Copilot.

Os e-mails tornados públicos pela investigação do Governos dos EUA (com algumas partes ocultadas – ‘redacted’) podem ser vistos aqui.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:Googleinteligência artificialMicrosoft
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

LEGO
Inteligência ArtificialNotícias

O LegoGPT é uma Inteligência Artificial capaz de criar modelos de Lego a partir de descrições dadas pelos utilizadores

Tempo de leitura: 4 min
Colossus
Inteligência ArtificialNotícias

A primeira fase de construção do ‘Supercluster’ para IA Colossus, da xAI de Elon Musk está concluída

Tempo de leitura: 3 min
©Razer | Clio
HardwareNotícias

De uma só vez, a Razer anunciou três periféricos de gaming: um rato, um teclado e uma coluna que lembra a… Renault

Tempo de leitura: 3 min
InovaçãoNotícias

Startup Portugal faz parceria com nove municípios para impulsionar o empreendedorismo nacional

Tempo de leitura: 2 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}