PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: NOS lança assistente virtual com IA para ajudar clientes (mas não lhe façam perguntas sobre o iPhone 15)
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Inteligência Artificial > NOS lança assistente virtual com IA para ajudar clientes (mas não lhe façam perguntas sobre o iPhone 15)
Inteligência ArtificialNotícias

NOS lança assistente virtual com IA para ajudar clientes (mas não lhe façam perguntas sobre o iPhone 15)

Como acontece com todas as plataformas deste género, é natural que, com o tempo, este Assistente Virtual da NOS consiga responder de forma mais precisa aos clientes.

Ricardo Durand
Publicado em 31 de Outubro, 2023
Tempo de leitura: 3 min
©NOS | Assistente Virtual
©NOS

Os assistentes virtuais não são, nem de perto, nem de longe, uma novidade, nem a NOS é a primeira operadora a disponibilizar um recurso deste género em Portugal. A Vodafone já tem há alguns anos, o Tobi, que, inclusive, pode ser usado na sua app.

- Publicidade -

Aqui, o principal objectivo é ajudar os clientes a resolver problemas mais ou menos simples com os seus equipamentos. E é o que parece acontecer com o novo assistente da NOS, disponível no Fórum da operadora e que evitar termos de estar a procurar por tópicos entre os posts de dúvidas ou esperar que um técnico humano nos responda.

Nas perguntas de teste que fizemos nesta plataforma (que não tem qualquer nome especial, a NOS apenas se refere ao mesmo como ‘Assistente Virtual’), conseguimos resultados inconsistentes. Contudo, a NOS defende-se dos erros, de resto, como qualquer outra empresa que use um recurso deste tipo faz.

©NOS DR - Reordenar Canais IA
©NOS / DR.

Logo ao início, mesmo antes de começar a usar o Assistente Virtual, pode ler-se um texto com um disclaimer: «As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS».

Ainda assim, o Assistente Virtual conseguiu dizer-nos como reordenar canais na box da NOS. Contudo, quando perguntámos como podemos esconder canais, a resposta foi negativa: «Lamentamos, mas não encontramos informações suficientes nos nossos factos para responder à sua pergunta».

©NOS DR - Ocultar Canais IA

- Publicidade -
©NOS / DR. - iPhone 15 IA
©NOS / DR.

Outra resposta que prova que este assistente pode não ser assim tão inteligente como a NOS diz, foi à pergunta sobre a configuração de um eSIM num iPhone 15: «Lamentamos, mas não temos informações sobre o iPhone 15, pois este modelo ainda não foi lançado». Ainda assim, o assistente deu os passos para fazer esta configuração em iPhone, passos que também são aplicáveis ao mais recente modelo da Apple.

Como acontece com todas as plataformas deste género, é natural que, com o tempo, este Assistente Virtual da NOS consiga responder de forma mais precisa aos clientes, uma vez que será “alimentado” com cada vez mais informação. Resta dizer que a criação deste recurso foi feito em parceria com a empresa nacional DareData Engineering.

- Publicidade -
Etiquetas:inteligência artificial
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©NASA
FormaçãoNotícias

Programa UT Austin Portugal anuncia novas formações online e gratuitas em LLM, observação espacial e machine learning

Tempo de leitura: 1 min
©Matt Palmer | Floresta Fogos
InovaçãoNotícias

«Gémeos digitais» das florestas são a mais recente inovação tecnológica para combater incêndios em território nacional

Tempo de leitura: 2 min
©Nova SBE
Notícias

Julho traz o regresso da Open and User Innovation Conference a Portugal; será na Nova SBE, em Carcavelos

Tempo de leitura: 1 min
InternetNotícias

Estão a circular outra vez clips de videojogos que tentam passar por vídeos reais de um conflito, desta vez é o que opõe Israel ao Irão

Tempo de leitura: 7 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}