PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Como criar um vídeo para o YouTube em 5 passos práticos
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Patrocinado > Como criar um vídeo para o YouTube em 5 passos práticos
Patrocinado

Como criar um vídeo para o YouTube em 5 passos práticos

PCGuia Lab
Publicado em 19 de Março, 2020
Tempo de leitura: 6 min
Youtube
Neste artigo
Passo 1: Elaborando o roteiroPasso 2: Luz, câmara, acção!Passo 3: Editar um vídeo não precisa ser difícilPasso 4: Os detalhes importamPasso 5: Espalhe para o mundo

O YouTube é uma das plataformas mais usadas no mundo. Diariamente, são 100 milhões de visualizações e mais de 65.000 novos uploads de vídeos. Muita gente tem vontade de produzir seus próprios conteúdos, mas não sabe bem por onde começar, o que faz com que desistam antes mesmo de abrir o editor de vídeo. Se este for seu caso, descubra como criar um vídeo para o YouTube em 5 passos práticos.

- Publicidade -

Passo 1: Elaborando o roteiro

Tudo começa com uma ideia e, no caso da produção de vídeo, com um roteiro. O roteiro funciona como um guia do que você pretende compartilhar com os espectadores. Diferente do cinema, que conta com falas bem estabelecidas, você pode somente elaborar uma sequência lógica de tópicos e desenvolver um a um à medida que grava. Se você tiver alguma ideia durante a gravação, pode inserir no editor de vídeo posteriormente.

Imagem de Lukas Bieri por Pixabay.

É interessante não se arriscar em temas que você não tem afinidade ou conhecimento. Se ao elaborar o roteiro você notar que não está certo de alguma informação, faça uma pesquisa para ter mais segurança. E na falta de ideias, vale conversar com amigos, visualizar as buscas mais frequentes do Google ou pensar no que você mais gosta de falar.

Passo 2: Luz, câmara, acção!

A gravação é uma etapa importante da produção de um vídeo, tão importante quanto utilizar um editor de vídeo de qualidade. É muito comum que nas primeiras gravações você fique nervoso, sinta-se travado, tenha vergonha e até vontade de excluir tudo ao editar um vídeo – isso é absolutamente normal! Para mudar esse sentimento, nada melhor do que praticar constantemente.

- Publicidade -

Se ainda assim você perceber que ao ver a câmara gravando as palavras somem e a garganta fecha, considere fazer um curso de oratória ou de teatro. Independentemente de construir ou não um futuro no YouTube, esses conhecimentos são úteis para diferentes áreas da vida.

Além disso, não fique desanimado se você não tiver uma câmara profissional ou uma iluminação com as famosas soft boxes. Não há problema em começar com a câmara do celular e a luz que entra da janela. Com o tempo, certamente será possível contar com outros recursos (quem sabe até contratar um editor profissional!)

Passo 3: Editar um vídeo não precisa ser difícil

Enquanto uns passam trabalho na hora de gravar, outros tem uma grande dificuldade em entender o editor de vídeo. São várias as opções disponíveis no mercado, mas quem está começando pode contar com um software mais básico, que não deixa nada a desejar em qualidade na hora de editar um vídeo, que é o caso do Filmora9.

Filmora

Imagem de divulgação Filmora.

Uma das vantagens do editor de vídeo Filmora9 é a facilidade de uso, com uma interface totalmente intuitiva e traduzida para o português. O programa conta com pacotes de efeitos para diferentes tipos de vídeo, seja para editar um vídeo de vlog, gameplay ou inserir animações para momentos específicos do vídeo.

E assim como o passo anterior, é necessário prática para ficar cada vez melhor no quesito editar um vídeo. Com o tempo de uso e a evolução natural, é possível até migrar para o FilmoraPro, a versão profissional do software editor de vídeo.

Passo 4: Os detalhes importam

Você já deve ter ouvido a frase “julgar um livro pela capa”. No YouTube, ela pode ser actualizada como “julgar um vídeo pela thumb”. De nada adianta elaborar um bom roteiro, ter clareza na gravação, usar um editor de vídeo profissional, se o vídeo não for atractivo para o consumidor.

Por isso, ao acabar de editar um vídeo, passe para a etapa de produção da capa e pesquisa de palavras-chave para que o YouTube encontre seu conteúdo com facilidade. Existem alguns sites que permitem a criação de imagens de forma gratuita, sem precisar aprender a mexer em um software editor de imagens.

Passo 5: Espalhe para o mundo

Hoje, todo mundo tem uma presença digital e, acredite, seus amigos e seguidores querem saber o que você está fazendo. Portanto, após pensar no roteiro, gravar, editar um vídeo, criar uma capa atractiva, está na hora de divulgar para seus contactos. Outras redes estão aí para que você aproveite para fazer sua própria publicidade. Uma dica: aposte em compartilhar os vídeos que você editar no Facebook e no WhatsApp, duas das redes sociais mais utilizadas do Brasil.

Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay.

Depois, é só repetir todos esses passos para produzir mais e mais vídeos! Se no começo tudo parecer desafiador, seja ter ideias de conteúdo ou editar um vídeo, saiba que com o tempo as funções se tornam naturais. Tudo é dedicação!

- Publicidade -
Etiquetas:edição de vídeoFilmoraYouTube
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Computador
Patrocinado

Revendedor de informática em Portugal

Patrocinado por:
Depau
Patrocinado

OPPO Find N2 Flip – A nova referência

Tempo de leitura: 11 min
©Globaldata
Patrocinado

Caseking Lab é o novo serviço de reparações da Globaldata no Porto

Tempo de leitura: 2 min
©Oukitel
Patrocinado

Oukitel WP13 Dual 5G Rugged Phone, um smartphone resistente por menos de 200 dólares

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}