PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Recursos qualificados e alinhamento estratégico são as chaves para a transformação digital em Portugal
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > PCGuia Pro > Recursos qualificados e alinhamento estratégico são as chaves para a transformação digital em Portugal
PCGuia Pro

Recursos qualificados e alinhamento estratégico são as chaves para a transformação digital em Portugal

Luis Vedor
Publicado em 29 de Outubro, 2018
Tempo de leitura: 4 min
EY New
EY

A EY lançou, em parceria com a NovaSBE, um estudo que analisa os níveis de maturidade digital e de confiança das empresas portuguesas em relação ao futuro digital. O estudo “revela que os empresários reconhecem que os impactos da transformação digital são fortes e imediatos e que é urgente agir”.

- Publicidade -

O Estudo Maturidade Digital das Empresas em Portugal revela que as empresas reconhecem que a transformação digital está a criar oportunidades para a proliferação de novos produtos, serviços e modelos de negócio, mas conclui que os investimentos em digital ainda estão a descurar as vertentes de pessoas e organização, a gestão de informação, a estratégia e a liderança – uma realidade que pode criar riscos a médio prazo.

O estudo revela que 41% dos inquiridos já iniciou o seu processo de digitalização. Para muitas empresas o momento em que começaram a investir nesta área parece estar associado a uma avaliação positiva da sua maturidade digital face à dos seus concorrentes.

No entanto, o facto de esta visão optimista ser generalizada na amostra pode indicar desconhecimento da situação real dos concorrentes ou que a comparação está a ser feita essencialmente com outras empresas nacionais.

A percepção é significativamente diferente entre sectores, com as empresas de Media (76%) e Energia (64%) a serem as mais confiantes quanto à sua posição actual de liderança face aos concorrentes e quanto à capacidade de manterem esse avanço no futuro.

Já no sector da Saúde, 72% das empresas assumem que estão atrasadas ou a par dos concorrentes, mas 86% estão confiantes em que recuperarão desse atraso.

- Publicidade -

Já no que respeita ao grau de implementação das diferentes tecnologias associadas à revolução digital, a escolha das empresas portuguesas vai para as redes sociais e marketing digital (mais de 75% das respostas indicam um grau de implementação de 4 ou 5, numa escala de 1 a 5), o cloud computing (65%), Big Data e Analytics (61%) e Internet of Things (ligeiramente acima de 50%).

Salienta-se que um número muito pequeno de empresas, significativamente abaixo dos 10% da amostra, indica ter em fase avançada de implementação projectos relacionados com impressão 3D, computação quântica, condução autónoma ou Blockchain, por exemplo.

Finalmente, a dimensão estratégia e liderança mostra avaliações muito díspares entre sectores. As empresas do sector energético apresentam uma visão mais positiva, com a generalidade a avaliar de forma muito positiva o seu nível de desenvolvimento nas vertentes de inovação, gestão da mudança e estratégia de digitalização, com mais de 70% das respostas acima do ponto médio.

A generalidade das empresas faz uma avaliação pouco positiva quanto ao nível de desenvolvimento da sua estratégia de digitalização, com os resultados mais favoráveis a caberem aos sectores da Energia e Financeiro, em que respectivamente 27 e 22% das empresas avalia a sua estratégia digital com a pontuação máxima.

Via EY.

- Publicidade -
Etiquetas:AnalyticsBig DataClouddigitalEYiotNovaSBEPortugal
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

NotíciasPCGuia Pro

InPost alarga a sua oferta de entregas não-domiciliárias em Portugal com a instalação dos seus primeiros Lockers

Tempo de leitura: 3 min
Acer
NotíciasPCGuia Pro

Acer nomeia Angelo D’Ambrosio como Diretor Regional com responsabilidade em 5 países na zona EMEA

Tempo de leitura: 4 min
Acer
NotíciasPCGuia Pro

Acer reforça parcerias para o ChromeOS

Tempo de leitura: 7 min
©Logitech
PCGuia Pro

Câmaras e colunas juntas: as Rally Bar são novas “armas” da Logitech para as videoconferências

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}