PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: O marketplace solidário que chegou às empresas
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Startup > O marketplace solidário que chegou às empresas
Startup

O marketplace solidário que chegou às empresas

Cátia Rocha
Publicado em 11 de Janeiro, 2018
Tempo de leitura: 3 min
eSolidar - start-up
A equipa da eSolidar.

Fundada por Marco Barbosa, Miguel Vieira e Rui Ramos, o primeiro rascunho da eSolidar começou com a tese de mestrado de um dos fundadores, com uma proposta ligada a comércio electrónico, redes sociais e impacto social.

- Publicidade -

De acordo com Marco Barbosa, CEO na eSolidar, no início, esta era uma aplicação que «funcionava dentro do Facebook, com o nome bewarket, e permitia que as pessoas vendessem as suas coisas e escolhessem uma percentagem para doar a uma causa social».

Com o passar do tempo, um programa de incubação em Sillicon Valley e um investimento da BusyAngels, a empresa evoluiu para um marketplace solidário, que permite aos utilizadores ajudarem causas sociais, através de compras, vendas, doações ou até de leilões para experiências ou artigos únicos.

A título de exemplo, é possível encontrar entre os leilões disponíveis, a raquete usada pelo tenista João Sousa em Kuala Lumpur, com o valor arrecadado a reverter para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, por exemplo. Segundo Marco Barbosa, «esta variedade de serviços numa só plataforma oferece um conjunto de opções que não se encontra noutras plataformas de angariação de fundos».

Para sustentabilidade, a eSolidar retira uma percentagem do valor angariado, se estivermos a falar sobre o marketplace disponível para o grande público. Mas o mercado da solidariedade nem sempre é fácil: «Este é um mercado difícil e em Portugal somos líderes na angariação de fundos para causas online», contextualiza Marco Barbosa, referindo ainda que é preciso um cuidado especial com «a transparência das operações e na veracidade de tudo o que colocamos online».

A chegada da versão para empresas

Por enquanto em fase beta, a Business eSolidar conta com algumas empresas a testar esta versão do marketplace solidário. No caso da versão para empresas, a forma de rentabilidade é diferente: «A mensalidade depende do número de colaboradores», explica o CEO da empresa, que também opera no Reino Unido.

- Publicidade -

Para Marco Barbosa, existem vários objectivos com este lançamento: «O primeiro é dar uma solução integrada de gestão da responsabilidade social das empresas, envolvendo os colaboradores no processo; é aqui que está a grande diferença, porque este tipo de actividades pode ter um impacto muito grande na satisfação e produtividade dos colaboradores», explica.

Além disso, o responsável da startup refere ainda a criação de «uma ligação mais facilitada e fortalecida entre as empresas e as causas sociais». Por fim, a empresa de Braga não se esquece da escalabilidade: «Ao trazer empresas e os seus colaboradores, vai fazer crescer o nosso marketplace e multiplicar o impacto social criado», explica Marco Barbosa.

Entre as empresas que estão envolvidas nesta fase inicial, estão a Delta, a Siemens e a TAP.

- Publicidade -
Etiquetas:empreendedorismoEmpresaseSolidarMarketPlacestart-up
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Startup

Bhout cria saco de boxe inteligente para promover o desporto

Tempo de leitura: 4 min
Startup

UpHill quer melhorar a qualidade e aumentar a eficácia dos cuidados de saúde

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Framedrop.ai ajuda criadores e editores de conteúdos a serem mais eficientes

Tempo de leitura: 4 min
Startup

Lyzer optimiza a logística para ajudar o retalho e o e-commerce a crescer

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}