PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Play – Razer Raiju PS4
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Jogos > Play – Razer Raiju PS4
Jogos

Play – Razer Raiju PS4

Pedro Tróia
Publicado em 9 de Dezembro, 2017
Tempo de leitura: 7 min
Razer Raiju PS4
Neste artigo
Aprender com os melhoresSuave, suavecitoPonto FinalFicha técnica

Se há coisa a que os fabricantes de consolas dão atenção máxima, durante o período de desenvolvimento de cada geração dos seus produtos, é ao design dos comandos. Afinal, eles servem de interface entre o jogador e a consola e ficam horas nas mãos de quem passar horas a jogar.

- Publicidade -

Por isso, os comandos têm de ser fortes, para aguentar milhões de cliques nos botões e outros tantos movimentos dos joysticks analógicos. O seu design também tem de se adaptar à forma das mãos de um máximo possível de clientes, sejam elas grandes, pequenas, gordas ou magras.

Aprender com os melhores

É consensual que um dos melhores designs de sempre para um comando de consola é o da Xbox 360 que combina, quase na perfeição peso, forma, posicionamento dos joysticks e botões no comando. Já a Sony, decidiu-se por um design menos orgânico para o comando da sua PlayStation original – apenas fez alterações tecnológicas e alterou as dimensões. Mas o comando é basicamente o mesmo desde a PS1 até hoje.

O advento dos eSports, onde a velocidade é quase tudo, e a sua chegada às consolas, pôs a nu as fraquezas dos comandos tradicionais das consolas neste contexto, principalmente porque foram desenhados para serem fortes, mas não para serem muito precisos e rápidos.

A Razer, um dos fabricantes mais conhecidos de hardware para jogos de PC, fez uma incursão no apetecível mercado das consolas com a disponibilização de dois comandos para utilização na PS4 e Xbox One. Estes comandos são os indicados para quem quer velocidade total para ganhar alguma vantagem, principalmente em FPS.

Assim nasceram o Raiju para PS4 e o Wildcat para a Xbox One que, exceptuando as cores, são muito semelhantes na forma e funcionalidades. Apesar de ser para PS4, o Raiju é semelhante a um comando para Xbox One, até no peso. A parte de cima é feita em plástico preto e a parte de baixo é revestida a borracha azul antiderrapante, que também reveste os comandos analógicos.

- Publicidade -

Na parte de cima está também o sensor táctil que oferece a mesma funcionalidade que existe no comando original, mas sem a iluminação que está presente nos modelos mais recentes. Em baixo está uma entrada que serve para ligar os auscultadores e quatro botões: ligar e desligar o micro, o áudio, atribuir funções às teclas e alterar o perfil de utilização.

Existem ainda quatro botões que não estão presentes nos comandos de série: dois gatilhos por baixo do comando, mais dois ‘shoulder buttons’ colocados ao lado dos originais. Os gatilhos têm um curso que é menos de metade dos gatilhos dos comandos de série, para que possam ser activados mais rapidamente. O utilizador até pode definir o tamanho do seu curso.

O Raiju não é wireless como os comandos de PS4. Primeiro, por o sistema sem fios introduz lag que pode ser a diferença entre vida ou morte; segundo, porque em muitas competições de eSports não se podem usar comandos sem fios. O cabo USB tem três metros e é de excelente qualidade. A ficha microUSB que liga no comando tem uma forma que serve para impedir que se desligue acidentalmente quando se está a jogar, mas também impede que o cabo seja usado noutros dispositivos.

Suave, suavecito

A minha experiência de utilização foi muito agradável e nota-se que, realmente, este periférico está num campeonato diferente do dos comandos de série. Os joysticks analógicos são muito suaves e precisos e estão vários passos à frente dos originais. Os gatilhos-extra, com um curso mais pequeno dão vantagem quando quer disparar, embora seja em apenas alguns milésimos de segundo.

No entanto, existem duas ou três notas que não posso deixar passar: a primeira, que não tem que ver com a Razer, é que a Sony não permite que os comandos fabricados por terceiros liguem a consola quando se prime a tecla ‘PS’ no comando. Por isso, se quiser jogar no sofá, terá de ligar a consola antes de se sentar.

A segunda é que o comando não tem speaker, o que em certos jogos pode tirar um pouco a piada. Por outro lado, é preciso lembrar que o Raiju foi feito para eSports. A terceira, é a de que podia ter uma opção para funcionar em wireless. Não para quando se está a jogar mais seriamente, mas para quando se quer dar uns saltinhos no Little Big Planet só para descontrair.

Ponto Final

O Raiju é um excelente comando para quem quer jogar em eventos mais sérios: é personalizável e muito rápido. Se pudesse mudaria algumas características, como a possibilidade de personalizar o aspecto do comando. Mas sim, dá uma pequena vantagem a quem o usa quando joga contra alguém que usa o comando de série. Mas 169 euros é um pouco caro.

+ Construção
+Suavidade e precisão
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 3,5
Preço: 3,5
Nota final: 9

Distribuidor: Razer
Site: razer.com
Preço: €169

Ficha técnica

Interface: 2 x shoulder bumpers Hyperesponse Multi-Function, 2 x gatilhos amovíveis Hyperesponse Multi-Function Triggers, 4 x Hyperesponse, painel de controlo com quarto botões
Ligação: Cabo microUSB de três metros
Dimensões: 168 x 105 x 65 mm
Peso: 350 gr

- Publicidade -
Etiquetas:análiseGamingjogosPlayReview
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

©Razer | Kishi V3
Jogos

Kishi V3: os novos comandos para Android, iPhone e tablets da Razer trazem três meses grátis de Apple Arcade

Tempo de leitura: 2 min
Switch 2
JogosNintendo

Switch 2 é, oficialmente, a consola mais vendida da Nintendo nos primeiros quatro dias de mercado

Tempo de leitura: 1 min
Switch 2
JogosMercadosNintendoNotícias

A Nintendo Switch 2 arrasa nas primeiras 24 horas de comercialização

Tempo de leitura: 5 min
Xbox_Ally
HardwareJogosNotícias

Asus e Microsoft apresentam as ROG Xbox Ally e Ally X

Tempo de leitura: 5 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}