PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: Quando for grande quero ter uma Start-Up (e depois vendê-la)
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Notícias > Quando for grande quero ter uma Start-Up (e depois vendê-la)
Notícias

Quando for grande quero ter uma Start-Up (e depois vendê-la)

Carlos Goncalves
Publicado em 1 de Novembro, 2017
Tempo de leitura: 4 min

A famosa citação de Leon Tolstoy “todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”, nunca fez tanto sentido como agora.

- Publicidade -

Aos 39 anos, Nuno Sebastião lidera a Feedzai, tecnológica nascida em Portugal e especializada na deteção e prevenção de fraude de pagamentos bancários, que acaba de fazer uma ronda de investimento de 42,5 milhões de euros. É o vencedor da primeira edição da iniciativa 40 Líderes Empresariais do Futuro, promovida pela Exame e pelo Fórum de Administradores e Gestores de Empresas. Mas antes de fundar a Feedzai, quis aprender com os mais experientes e foi trabalhar para a Critical Software e para a Deloitte.

O empreendedorismo está na moda e o sonho de milhares de jovens acabados de sair da Universidade é ser o próximo Zuckerberg. Como se para isso bastasse ter uma ideia inovadora, criar um website e vestir uma t-shirt com um logótipo cool para mostrar na Web Summit, enquanto moram na casa dos pais e não têm que pagar contas.

Qualquer empresa deve nascer sempre como um acto de Criação de Valor para um grupo de pessoas. O motivo primeiro deve ser sempre criar valor e não tanto alimentar a vaidade ou a independência financeira para quem a cria – isso deve ser sempre uma consequência e nunca o motivo. Um negócio que nasce para alimentar a vaidade de fazer alguém um empreendedor ou a vantagem ilusória de ser dono de si mesmo, é um negócio talhado para o fracasso. E sabemos que os negócios de muitas Start-Up são criados com o único objectivo de um dia (se possível rapidamente!) serem vendidos a um bom preço. Vivemos cada vez mais num mundo facebookiano em que o presente e o número de “likes” é o que realmente interessa. O futuro…logo se vê.

Actualmente as Start-Up são envoltas num manto de positivismo. As ofertas e ajudas para lhes facilitar a vida não demoram. Os conceitos clássicos são trocados por palavras giras e em inglês. Onde dantes havia a banca impiedosa ou um investidor, há agora um Business Angel. E até os media gostam mais do empreendedor “cool” do que daquele empresário da província que trabalha de sol a sol e se priva de quase tudo para pagar vencimentos no final do mês.

Tudo corre bem, até ao momento em que esses mesmos media começam a dizer que o Rei vai nú. Que mesmo algumas das mais conhecidas Start-Up do Mundo tinham fracassado. Quando se trata duma Start-Up, há um coro de justificações pomposas e em inglês, que parece tirar responsabilidade a quem não teve o devido cuidado e sabedoria para evitar o fracasso (que em linguagem clássica se chama Falência).

- Publicidade -

Na minha opinião, é fundamental haver uma cultura de humildade e visão de longo prazo. Um empreendedor é um maratonista com uma enorme vontade de aprender, inovar e criar valor para os outros, ao contrário daquele que procura fazer um percurso rápido a navegar à vista.

As sábias palavras de Leon Tolstoy deverão fazer-nos reflectir sobre o lado menos positivo do empreendedorismo. O percurso do CEO da tecnológica Feedzai é um exemplo inspirador para que os jovens das novas gerações possam um dia dizer aos pais “Quando for grande quero aprender com quem sabe, e só depois criar a minha Start-Up”.

Carlos Gonçalves
CEO Avila Spaces

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”Email” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Website” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

- Publicidade -
Etiquetas:avila spacescoworkingstart-upstart-ups
Ad image
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

Inteligência ArtificialNotícias

Evaristo é o «primeiro» chatbot de IA aberta para a língua portuguesa

Tempo de leitura: 1 min
WhatsApp
Notícias

O WhatsApp vai começar a mostrar publicidade aos utilizadores

Tempo de leitura: 3 min
Anker Sleep A30
MultimédiaNotícias

Anker lança Auriculares para dormir com cancelamento activo de ruído

Tempo de leitura: 3 min
©Universidade de Coimbra
Inteligência ArtificialNotícias

Universidade de Coimbra abre Licenciatura e Mestrado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Tempo de leitura: 1 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}