A inteligência artificial ainda não chegou às airfryers, mas pela experiência que tivemos com este modelo da Ufesa, não deve faltar muito para que isso seja uma realidade. Depois de usarmos a Swan Elegance para preparar alguns almoços e jantares, sentimos que isso esteve sempre por uma nesga, muito por culpa de uma abordagem que a aproxima de um smartphone. Em linha com a torradeira One Touch Duo que testámos na edição anterior, aqui também contamos com um ecrã a cores onde operamos todas as funções desta airfryer.
Em relação aos outros modelos testados, este parece-nos ser mesmo o mais tecnológico, embora a Turbo Tower Pro Smart da Cosori não fique muito atrás em termos de desempenho — este da Ufesa parece apenas ser um nada mais futurista. Além dos habituais programas pré-definidos (dez, entre estes, descongelar, desidratar, pizza, peixe e bolos, além de um modo específico para batatas fritas), um dos grandes destaques da Swan Elegance é vir com meia centena de receitas prontas a seguir: nas instruções vem, inclusive, a forma de temperar e preparar os alimentos, ou de fazer algo a meio da confecção, como incluir outros ingredientes que duram menos tempo a ficar prontos.
A isto podemos juntar a app Ufesa Connect, que também acaba por ser uma boa ajuda para seguir este “cisne” à distância, embora a interface pudesse ser mais cuidada. No que respeita às instruções e à forma como são dadas no ecrã, há pouco a apontar: são claras, assertivas e o resultado final é uma refeição que tem pouco para correr mal. Ainda assim, num frango assado que fizemos, o programa ficou aquém do tempo necessário para termos um bom resultado, mas isto também nos aconteceu noutros modelos que testámos.
Distribuidor: Ufesa
Preço: €249,99
