Com saudades das torres de computador e dos monitores CRT brancos ou creme? A Maingear, uma empresa norte-americana pode, então, ter o derradeiro apelo nostálgico para quem ainda sonha com a tecnologia dos anos noventa… pelo menos, no que as aspecto do hardware diz respeito.
O Retro98 é um desktop gaming que assume, sem reservas, uma estética inspirada no final dessa década, mas com componentes de última geração. Este projeto combina um chassis bege com soluções actuais, ou seja, privilegia o design clássico, mas sem comprometer o desmepenho.
Baseado na caixa FLP02 da SilverStone, o Retro98 é uma variante especial da plataforma MG-1 da Maingear. O exterior recria o visual das torres do final do século XX, com um mostrador LED que mostra velocidade das ventoinhas, enquanto as portas de I/O ficam escondidas atrás de uma placa magnética com o logótipo da marca.
Apesar do visual retro, o Retro98 foi criado para jogar títulos AAA actuais. As configurações base incluem um processador Intel Core Ultra 7 265K e uma placa gráfica Nvidia GeForce RTX 5070, enquanto as versões mais avançadas recorrem a refrigeração líquida em circuito aberto, até 64 GB de memória Kingston FURY e armazenamento NVMe Gen5.
Cada unidade é montada manualmente nos Estados Unidos, com gestão de cabos cuidada e uma instalação limpa de Windows, sem software pré-instalado desnecessário. O Maingear Retro98 começa nos 2499 dólares (cerca de 2120 euros) e dificilmente poderá ser enviado para Portugal, dado que a marca diz que as entregas na Europa estão com «restrições».