O Affinity Photo sempre foi uma alternativa mais barata ao Photoshop, mas, com o lançamento da versão 3.0, esta suíte da Canva está, agora, disponível gratuitamente. Assim, só terá de pagar se quiser usar as ferramentas de IA do editor de imagens. Neste guia, vamos explicar-lhe o que pode fazer para reparar e restaurar fotos antigas e danificadas totalmente à borla.
1 – Vá a affinity.studio/pt_br/download e clique em ‘Baixe para Windows’, seleccionando em seguida ‘Windows (Intel/AMD)’ ou ‘Windows (ARM)’ conforme o processador que tem no seu computador. Siga as instruções de instalação, abra o Affinity e clique no botão ‘Log in or sign up’. Isto irá abrir uma página com o início de sessão no browser; se já tiver uma conta gratuita no Canva, pode fazer o login. Caso contrário, siga os passos para criar um registo. Quando o Affinity abrir pela primeira vez, vai ver um vídeo a mostrar-lhe como funciona, o qual pode ver ou ignorar.
2 – Faça o scan da sua foto danificada e guarde-a no disco rígido. Abra a digitalização no Affinity – clique em ‘Open’ no canto superior direito, navegue até à pasta onde guardou o ficheiro, seleccione-o e faça ‘Abrir’. A imagem será aberta no separador ‘Photo’ com as diversas ferramentas existentes. No nosso caso, há muitos danos no rebordo da foto e a forma mais fácil de lidar com isso é cortá-los. Clique em ‘Crop’ e verá uma grelha aparecer sobre a sua imagem. Arraste a grelha para dentro, de modo que as áreas danificadas fiquem fora do quadro, e faça ‘Enter’ no teclado para terminar o processo.
3 – Para reparar riscos e outros danos da imagem, clique no botão ‘Pixel Layer’ e, em seguida, em ‘Inpainting Brush Tool’. Em ‘Current Layer’ na barra de ferramentas superior, seleccione ‘Current Layer & Below’. O procedimento funciona melhor se clicar na opção Width e usar o slider para reduzir a largura da ferramenta ‘Inpainting Brush Tool’ para aproximadamente a largura dos riscos que deseja reparar. Pode também ser necessário ampliar a área que pretende reparar para uma melhor finalização: clique em ‘View’ > ‘Zoom’ > ‘In’.
4 – Trabalhe a fotografia, clicando e arrastando o pincel sobre os riscos – verá uma linha vermelha ao usar a opção. Quando soltar o botão do rato, cada risco deverá desaparecer. O processo pode demorar um pouco, dependendo do grau de degradação da imagem. O pincel nem sempre acerta e, se produzir um efeito estranho ou uma mancha, use as teclas ‘Ctrl+Z’ para desfazer o último traço. Depois tente alterar a largura do pincel ou arrastá-lo de um ângulo diferente.
5 – Após remover os riscos, pode corrigir a iluminação – isto é particularmente útil se a sua foto estiver desbotada. Clique no botão ‘Adjustments’ e escolha ‘Levels‘. Nesta janela use o slider ‘Black Level’ e arraste-o para a direita até que a linha encontre o início da área branca do gráfico. Clique no controlo do ‘White Level’ e arraste-o para a esquerda até que a linha encontre o final do gráfico branco. Experimente outros níveis até que a imagem fique ao seu gosto. Carregue em ‘X’ para fechar a janela.
6 – Algumas fotos antigas podem apresentar uma tonalidade de cor pouco natural. Pode corrigir isso na opção ‘Adjustments’ e seleccionando ‘HSL’, que significa matiz, saturação e luminosidade. Se, por exemplo, a sua imagem tiver um tom avermelhado, clique no círculo vermelho para seleccionar a gama de cores vermelhas e, em seguida, use os sliders ‘Hue Shift’, ‘Saturation Shift’ e ‘Luminosity Shift’ para ajustar as cores, os tons e os níveis de brilho para que pareçam mais naturais. Clique em ‘X’ para fechar a janela quando terminar.
7 – É uma boa ideia guardar a foto reparada como um novo ficheiro Affinity (com todas as edições guardadas), para que possa abri-la e editá-la novamente mais tarde, se necessário. Clique em ‘File’ > ‘Save As’, escreva o nome que quer dar ao ficheiro, deixe o ‘Save as type’ definido como ‘Affinity Files’ e faça ‘Save’. Se quiser partilhar a foto com outras pessoas, terá de exportá-la como JPEG. Clique em ‘File’ > ‘Export’, escolha a opção ‘JPEG’ à esquerda e depois ‘JPEG (best quality)’. Deixe as outras configurações como estão, clique em ‘Export’, dê um nome ao ficheiro e carregue em ‘Save’.