Quem tem uma conta gratuita do YouTube Music começou a receber um aviso de que o acesso às letras das músicas vai começar a ser limitado. A Google começou a testar esta funcionalidade em Setembro, para utilizadores Premium, e agora a sua implementação começou a ser mais efectiva.
Segundo capturas de ecrã que vários utilizadores têm estado a partilhar no Reddit, as contas gratuitas passam a poder consultar as letras de apenas cinco músicas por mês. Para já, a Google ainda não confirmou oficialmente esta actualização.
Depois de atingido este limite, os utilizadores conseguem ver apenas as primeiras linhas da letra. O restante conteúdo fica desfocado e surge a mensagem ‘Desbloquear letras com o Premium’. O aviso que indica quantas visualizações de letras restam aparece ao abrir o separador, «acompanhado de uma contagem decrescente», referem os mesmos posts no Reddit.
Contudo, e pelo que tivemos oportunidade de experimentar em Portugal, com uma conta gratuita, esta limitação ainda não é efectiva: experimentámos ver letras de dez músicas e nunca recebemos este aviso na app (versão para iOS).
Lembre-se que, em 2024, o Spotify também impôs um bloqueio de visualização de letras (cinco, por mês), mas acabou por levantar esta restrição pouco tempo depois.