A Discord anunciou que vai passar a fazer a verificação de idade na sua plataforma, a nível global, a partir de Março. Por defeito, todas as contas passam, assim, a ter uma experiência «adequada a adolescentes», excepto quando os utilizadores comprovem que maiores de idade.
«Para a maioria dos adultos, a verificação de idade não será necessária, uma vez que o nosso modelo de inferência de idade usa informação da conta, dados do dispositivo e da actividade, bem como padrões de alto nível nas comunidades Discord», explicou Savannah Badalich, responsável global de políticas de produto da Discord ao site The Verge.
Se este modelo de detecção automática do Discord não conseguir determinar a idade de um utilizador, «poderá ser exigido um documento de identificação oficial emitido pelo Estado» como parte do processo de verificação de idade – no caso português, o CC.
Quem não provar ser adulto fica impedido de aceder a servidores e canais com restrições etárias, não pode fazer transmissões em directo e passa a ver filtros de conteúdo sempre que a plataforma «detectar material gráfico ou sensível».
Além disto, serão mostrados «avisos em pedidos de amizade de utilizadores desconhecidos» e as mensagens directas que venham destes serão «automaticamente encaminhadas para uma caixa de entrada separada».
Será ainda impossível «enviar mensagens e ver conteúdos em servidores com restrição etária até ser concluído o processo de verificação de idade», mesmo que um utilizador adulto já aí esteja.
A data concreta da aplicação destas medidas ainda não é conhecida, sabendo-se apenas que será em Março, como já referimos.