Em 2026, a Canon assinala os trinta anos da gama PowerShot, uma das linhas de câmaras digitais compactas mais emblemáticas da marca. Para comemorar este número redondo, vai ser lançada uma edição comemorativa da PowerShot G7 X Mark III.
Esta versão especial estreia uma «nova cor de corpo e um logótipo exclusivo» que evoca três décadas de «evolução tecnológica e de adaptação às necessidades dos utilizadores», explica a Canon.
Assim, temos um modelo com acabamento em grafite e um anel frontal com padrão twill. Contudo, as características técnicas mantêm-se: temos um sensor CMOS de uma polegada com 20,1 MP, uma objectiva com zoom ótico de 4,2x e o modo ‘Video Blog’.
A primeira máquina desta gama, a PowerShot 600, saiu em Julho de 1996; ao longo dos anos, a Canon foi integrando «inovações relevantes, como a «estabilização de imagem na objetiva com a PowerShot Pro90 IS», em 2001 ou a «captação em RAW na série G».
Mais recentemente, lembra a marca, foi lançada a PowerShot V1, o «primeiro modelo compacto com ventoinha de arrefecimento integrada, pensada para sessões de vídeo 4K mais prolongadas».