Se usa a aplicação da Apple para controlar dispositivos IoT, e está a ter problemas a controlar tudo, há uma razão para isso: esta app deixa de ter suporte a partir desta semana. A solução é simples: basta actualizar tudo para a nova Casa, que já está na App Store.
O maior impacto desta mudança vai ser para quem ainda usa um iPad como Home Hub, o que permite controlar dispositivos remotamente e criar automatizações: na nova app Casa, os iPads deixam de funcionar assim.
Para isso, passa a ser preciso ter um HomePod ou uma Apple TV; a nova app exige também que o iPhone e todos os dispositivos ligados à nossa conta tenham, pelo menos iOS 16.2, macOS 13.1 e watchOS 9.2.
A nova arquitectura da Casa foi lançada em definitivo com o iOS 16.4, em 2023. Segundo a Apple, trouxe «melhorias significativas de desempenho e fiabilidade, além de compatibilidade com o Matter», o novo padrão smart home que a empresa ajudou a desenvolver.
Desde essa data, a Apple tinha mantido a actualização como opcional, mas anunciou, no ano passado, que iria eliminar progressivamente a antiga arquitectura do HomeKit até ao final de 2025. O prazo foi posteriormente adiado, mas chegou ao fim esta semana.