A contagem decrescente para a próxima geração de topos de gama da Samsung já começou. Recentemente, uma série de fugas de informação, que incluem unidades de demonstração que apenas servem para se ter uma ideia do aspecto exterior visto não terem os componentes electrónicos e detalhes sobre o software, revelaram que o Galaxy S26 Ultra trará mudanças significativas no design, na privacidade do utilizador e, possivelmente, no preço.
Um design renovado e mais fino
As primeiras unidades dummy do Galaxy S26 Ultra sugerem uma mudança estética importante no painel traseiro. Contrariando a tendência dos últimos anos, a Samsung deverá abandonar os anéis de câmara individuais em favor de uma ilha de câmaras unificada e ligeiramente mais saliente. Embora o corpo do dispositivo prometa ser mais fino (cerca de 8,2 mm), este novo módulo poderá fazer com que o telemóvel oscile mais quando colocado numa superfície plana.
O chassis manterá os cantos arredondados introduzidos no antecessor, procurando melhorar a ergonomia de um dispositivo que continua generoso nas dimensões: 162,8 x 77,6 mm.
#Samsung #GalaxyS26Ultra pic.twitter.com/0lzaFIxYev
— Steve H.McFly (@OnLeaks) December 30, 2025
Ecrã “Privacy Display”: O fim das espreitadelas
Uma das novidades mais interessantes surge no campo do software e hardware combinados. Segundo os rumores, a Samsung introduzirá o “Privacy Display” na One UI 8.5. Esta tecnologia, apoiada pelo painel OLED “Flex Magic Pixel” e inteligência artificial, permite que o conteúdo do ecrã fique obscurecido para quem tenta olhar de lado, mantendo a visibilidade perfeita para quem está de frente.
Esta funcionalidade poderá ser automatizada para activar-se apenas em locais específicos ou ao abrir aplicações sensíveis, como as de homebanking, eliminando a necessidade de películas de privacidade físicas que escurecem o ecrã permanentemente.
Fotografia e Desempenho
No interior, espera-se que o Galaxy S26 Ultra estreie o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 na maioria dos mercados, acompanhado por uma câmara de vapor maior para gestão térmica. No que toca à fotografia, o sensor principal de 200 MP será mantido, mas as câmaras secundárias (ultra grande angular e teleobjectivas) deverão subir todas para os 50 MP, garantindo suporte para vídeo 8K em todas as lentes e um zoom mais detalhado.
Preços e Data de Lançamento
A questão do preço permanece incerta. Notícias vindas da Coreia do Sul indicam que a Samsung poderá ser forçada a aumentar os preços no seu mercado doméstico (cerca de 60 dólares de agravamento) devido à subida de custos dos componentes, como as memórias DRAM e NAND. No entanto, espera-se que nos mercados internacionais, como os EUA e a Europa, a marca tente manter os valores actuais para permanecer competitiva.
O lançamento oficial da série Galaxy S26 está previsto para o dia 25 de Fevereiro de 2026, num evento que deverá decorrer em San Jose, na Califórnia.