Depois de muita especulação sobre que LLM iria a Apple usar para dar capacidades de IA à Siri, chega a confirmação oficial: será o Gemini, da Google.
Num curto comunicado de dois parágrafos, as duas empresas explicam o acordo. De acordo com ambas, a nova Siri «mais personalizada chega ainda este ano», juntamente com as novas capacidades do Apple Intelligence.
«Após uma avaliação cuidada, a Apple concluiu que a tecnologia de IA da Google oferece a base mais capaz para os Apple Foundation Models e está entusiasmada com as novas experiências inovadoras que isto irá desbloquear para os utilizadores Apple», pode ler-se no comunicado.
Esta “aliança” não vai, contudo, fazer com que o Apple Intelligence funcione fora do ecossistema da marca: isto «continuará» a ser feito «nos dispositivos da Apple e na sua Private Cloud Compute, mantendo os elevados padrões de privacidade pelos quais a empresa é reconhecida», esclarecem as duas empresas.
Lembre-se que, ao longo de 2025, a Apple dizia estar a trabalhar numa versão da Siri reforçada por IA, pensada para executar acções em nome do utilizador e compreender melhor o seu contexto pessoal. Em Outubro de 2025, a marca já tinha apontado Março de 2026 como data para lançar o seu novo assistente.