A Nova SBE anunciou o lançamento da primeira edição da Blockchain Academy, uma «formação gratuita» dedicada aos fundamentos desta tecnologia. Integrada no projecto ‘Blockchain.pt’, esta iniciativa é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência, pela República Portuguesa e pela União Europeia, no âmbito do programa Next Generation EU.
Este curso assume um formato aberto, gratuito, intensivo e híbrido, sendo dirigido a todos os que querem «aprofundar» o seu conhecimento este universo e dominar ferramentas para analisar e aplicar «conceitos de forma crítica num ecossistema digital em rápida evolução», diz a universidade. As inscrições são feitas aqui.
O arranque está marcado para 19 de Janeiro e duração será de quatro semanas, em regime híbrido; as aulas são em inglês e o programa tem cinco módulos: ‘Introdução aos Fundamentos de Blockchain’, ‘Plataformas de Blockchain’, ‘Aplicações de Negócio para Smart Contracts’, ‘Governança e Compliance’ e ‘Gestão de Projectos em Blockchain’.
A Blockchain Academy inclui ainda um «sistema de avaliação contínua» que atribui «1 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) por cada módulo concluído». Para o fim, está reservado um projecto final que «consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do curso».
Segundo Leid Zejnilovic, associate dean for AI and Digital Transformation da Nova SBE e investigador principal no Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center, a Blockchain Academy nasceu para «democratizar o acesso a este conhecimento, tornando-o acessível não apenas à comunidade académica, mas também a empreendedores e profissionais do sector tecnológico em Portugal».