Durante anos, a Logitech foi a recomendação habitual para qualquer pessoa que quisesse entrar no mundo dos simuladores de corridas de automóveis. Os seus volantes accionados por correia eram ideais para principiantes, desde o G25 até ao moderno G923, valeram sempre pela excelente relação qualidade-preço, ampla compatibilidade e facilidade de uso.
No entanto, à medida que os volantes ‘direct drive’ tomaram o mercado de assalto, com cada vez mais fabricantes a entrarem neste nicho de hardware para simulação de corridas, a Logitech demorou um pouco a apanhar este comboio.
Há muito que a Logitech é conhecida pela facilidade de instalação e configuração dos seus produtos e é esse o caso também com o RS50. Nos testes feitos com o iRacing, Assetto Corsa Rally e F1 25, as configurações iniciais foram perfeitas para entrar no jogo com apenas pequenos ajustes para acomodar as preferências pessoais. Isto é muito prático se quiser começar logo a correr assim que tira o volante da caixa.
Dito isto, o software e as definições são bastante limitados, para além de ser possível definir o ângulo de direcção, o force feedback geral e a intensidade da funcionalidade Trueforce. Pode mexer em mais algumas coisas através do pequeno ecrã LCD incorporado, mas não é o leque de escolhas mais extenso.
O Logitech G RS50 oferece até 8Nm de pico de binário, colocando-o a par das versões com “boost kit” da concorrência neste segmento de mercado. E não parece sofrer de qualquer queda de potência relacionada com o aquecimento durante o uso prolongado.
O grande trunfo do RS50 é a sua tecnologia Trueforce, que, em jogos compatíveis, utiliza dados retirados da física e áudio do jogo para amplificar o feedback existente. No caso do RS50, é de uso obrigatório, porque traz muito mais detalhe e aumenta a imersão.
A Logitech pede 649 euros na sua loja online pelo RS50 compatível com PlayStation e PC o que coloca esta proposta ao nível do que é pedido pela concorrência para produtos semelhantes. Mas não deixa de o colocar fora de questão para maioria.
Distribuidor: Logitech G
Preço: €649
Ficha Técnica
Número de botões: 13
Ligação: USB
Entradas: 3 USB-A
Binário máximo do forcefeedback: 8 NM
Compatibilidade: PC, PlayStation 5
