A Google anunciou uma alteração significativa na forma como disponibiliza o código-fonte do seu sistema operativo mobile. A partir deste ano, passa apenas a publicar o código no Android Open Source Project (AOSP) duas vezes por ano em vez de quatro (uma por trimestre).
De acordo com a informação avançada pela Google, e confirmada através de um aviso no portal oficial para programadores, as novas publicações de código vão acontecer no segundo (Abril, Maio e Junho) e no quarto trimestres (Outubro, Novembro e Dezembro) de cada ano.
A decisão de reduzir a frequência para metade justifica-se, segundo a Google, pela necessidade de «alinhar» com o seu «modelo de desenvolvimento estável de tronco e garantir a estabilidade da plataforma para o ecossistema» Android. Desta forma, a empresa quer «simplificar o trabalho dos programadores, eliminando a complexidade de gerir múltiplas ramificações de código em simultâneo».
Apesar desta alteração no código estrutural do sistema, a Google assegurou que o processo de segurança «não vai sofrer modificações». As correções de segurança continuarão a ser publicadas «mensalmente», tal como acontece hoje em dia, para garantir que dispositivos Android «permanecem protegidos contra vulnerabilidades de forma célere».