Até agora, no mercado automóvel, o Dolby Atmos era praticamente um exclusivo de modelos de luxo, equipados com sistemas de som complexos e vários altifalantes. Mas a Pioneer quer mudar este cenário com o Sphera, um novo auto-rádio aftermarket que promete levar esta tecnologia a um público mais alargado.
O Sphera é, na verdade, um um ecrã táctil de 10,1 polegadas, compatível com Dolby Atmos através da plataforma CarPlay da Apple. A grande novidade está, contudo, no facto de funcionar com apenas quatro altifalantes; para isto, recorre à «virtualização para criar um ambiente sonoro imersivo, normalmente associado a sistemas muito mais complexos», explica a Pioneer.
Compatível com instalações single-DIN ou double-DIN, o Sphera foi pensado para uma «integração simples». Após a instalação, a configuração inicial passa por colocar um microfone incluído no encosto de cabeça do condutor e sair do veículo durante cerca de cinco minutos, para que o processamento da Pioneer calibre o sistema de acordo com o interior do automóvel. O método é semelhante ao que algumas soundbars fazem de uma sala de estar, para ajustar o som ao espaço.
O Pioneer Sphera deverá chegar ao mercado na Primavera, com um preço a rondar os mil euros, mas há um problema:apenas deve ficar à venda nos EUA. A informação completa sobre este equipamento pode ser vista aqui.